Where do we go from here? Navigating Power Inequalities...

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024 | Where do we go from here? Navigating Power Inequalities Between Development NGOs in the Aid System

📢 ❗  Atenção: mudança de sala! Esta sessão, originalmente agendada para a Sala Novo Banco (Edifício Quelhas, 4.º piso), terá agora lugar no Auditório 4 (Edifício Quelhas, 1.º piso) para melhor acomodar os participantes. ❗📢

Os seminários são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do MDCI/ISEG/ULisboa e do PDED/ISEG/ULisboa.

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024

Tema: Where do we go from here? Navigating Power Inequalities Between Development NGOs in the Aid System
Oradora: Nicole Banks (Universidade de Manchester)
Data: 16 de maio de 2024 (quinta-feira)
Hora: 18h às 20h (horário de Lisboa)
Local: Auditório 4, ISEG (Ed. Quelhas, 1º Piso, Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal)

INSCRIÇÕES AQUI!

Evento presencial e com entrada livre. Recomendamos o registo prévio no EventBrite, mas a lotação da sala será por ordem de chegada.

Este evento é público e será gravado e fotografado para publicação nos canais de comunicação do CEsA. Caso não queira ter a sua imagem fotografada e/ou gravada, comunique previamente a organização do evento por e-mail: comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt

Mais informações e programa completo: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/noticias/seminarios-de-estudos-de-desenvolvimento-regressam-a-29-de-fevereiro-no-iseg-com-um-ciclo-de-10-apresentacoes-de-investigadores-convidados/

Sobre esta Sessão

Com base no relatório “Para onde vamos a partir daqui? Navegando pelas desigualdades de poder entre ONGs de desenvolvimento no sistema de ajuda” (em inglês), publicado em janeiro deste ano e escrito por Nicola Banks em coautoria com Badru Bukenya, Willem Elbers, Innocent Kamya, Emmanuel Kumi, Lau Schulpen, Gijs Van Selm, Margit Van Wessel e Thomas Yeboah.

Esta investigação examina a extensão e a natureza das acções concretas empreendidas pelas ONG do Norte e pelas ONG do Sul para resolver as assimetrias de poder, comparando explicitamente as suas perceções, perspetivas e iniciativas.

Não é nenhuma surpresa que a maioria das ONGs, quer do Norte quer do Sul Global, acredita que existe um desequilíbrio de poder significativo entre pólos, com ambos os lados a relatarem que as suas próprias parcerias estão a ter um desempenho “melhor” em relação aos desequilíbrios de poder. Também de ambos os lados, as organizações consideram “o sistema” problemático.

Esta investigação revela uma compreensão partilhada e uma frustração em torno de um sistema de ajuda global baseado em legados coloniais de desigualdade que levantam sérias questões sobre se é adequado à sua finalidade. As agendas e prioridades globais são vistas como dominadas pelos intervenientes e interesses do Norte, com os sistemas de financiamento a manterem esta hierarquia. Em todos os intervenientes, o financiamento é considerado a principal fonte de desequilíbrios de poder e domina as prioridades das ONG no Norte e no Sul.

Isto levanta a questão de como progredir no sentido de relações mais equitativas entre ONGs do Sul e do Norte (e os processos e resultados nas políticas, programas e financiamento destas) e, ao mesmo tempo, equilibrar isto com a necessidade de uma mudança sistémica mais profunda.

Sobre Nicola Banks (Universidade de  Manchester)

Nicola iniciou a sua carreira de investigação em Dhaka, Bangladesh, onde a sua investigação explorou a natureza da pobreza urbana e a dinâmica dos meios de subsistência em quatro assentamentos informais da cidade. Após o seu doutoramento, Nicola mudou-se para Kampala, Uganda, onde foi Chefe da Unidade de Investigação e Avaliação do BRAC Uganda, gerindo as atividades de investigação da ONG no Uganda, Tanzânia e Sudão do Sul. Regressando à Universidade de Manchester em 2012, Nicola alinhou estes dois interesses de investigação – pobreza urbana e vidas jovens – na sua bolsa ESRC Future Research Leaders que explorou as consequências sociais e económicas de viver na pobreza urbana em Dar es Salaam, na Tanzânia. Ao longo da última década, Nicola concentrou cada vez mais a sua investigação no papel das ONG e das organizações da sociedade civil no desenvolvimento global.

Como investigadora comprometida com o impacto, Nicola orgulha-se de ter desenvolvido a sua investigação para lançar uma nova empresa social, One World Together, que fornece financiamento a longo prazo, previsível e irrestrito a organizações locais e comunitárias no Reino Unido e em todo o mundo e envolve-se de novas maneiras com uma nova geração de apoiadores comprometidos do desenvolvimento global.

Imagens: CEsA/Reprodução