Projecto Invest4Impact ganha financiamento do Camões I.P.

Projecto do CEsA Invest4Impact ganha financiamento do Camões I.P.

O projecto elaborado pelo CEsA “Invest4Impact: Investimento de Impacto Social e os ODS na Cooperação Portuguesa” foi selecionado pelo Camões I.P. para receber financiamento até março de 2023. O projecto será financiado por 10 meses com o objetivo de produzir conhecimento e debate sobre o papel do investimento de impacto social na agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Também visa explorar como o investimento de impacto social pode contribuir para estimular parcerias entre o sector privado e as ONGD no âmbito da cooperação portuguesa.

O projecto “Invest4Impact: Investimento de Impacto Social e os ODS na Cooperação Portuguesa” prevê a elaboração de dois estudos e um seminário para divulgação e discussão dos resultados. No final deste projeto, espera-se que os vários atores da cooperação portuguesa estejam mais informados e com um olhar mais esclarecido sobre o papel que o investimento de impacto social pode ter na agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e que se estimule o potencial de prospeção de colaborações no âmbito de projetos de cooperação portugueses com financiamento por investimento de impacto social.

No contexto da Agenda do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e do compromisso global para se alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, a questão do financiamento para o desenvolvimento internacional tornou-se ainda mais relevante. Embora a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) continue sendo um fluxo financeiro importante, seu valor fica muito aquém do necessário para responder às necessidades dos países em desenvolvimento para alcançarem os ODS. A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) estima que só os países em desenvolvimento precisam entre 3,3 a 4,5 biliões de dólares por ano para dar resposta a alguns ODS chave.

Conheça mais aqui.