Fronteiras XXI - Luís Mah debaterá a influência da China no mundo

Professor Luís Mah/CEsA participa do programa da RTP3 Fronteiras XXI «A China já governa o mundo?»

O investigador do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) e professor de Desenvolvimento Global no ISEG, Luís Mah, participará no dia 17 de novembro do programa Fronteiras XXI «A China já governa o mundo?», em directo do Museu da Electricidade, em Lisboa. O programa debaterá a influência da China no mundo e será exibido no canal RTP 3, a partir das 22h00. Estarão também presentes a professora de Estudos Asiáticos, Raquel Vaz-Pinto, o professor de Geopolítica, Heitor Barras Romana, e o antigo jornalista e correspondente da agência Lusa na China, António Caeiro.

Mais informações no site do Fronteiras XXI

SOBRE O TEMA
Em 1978, nenhum país do Ocidente previa que a China seria a segunda maior economia do mundo no ano de 2021. Hoje, mais de 20% da classe média mundial reside na China, de acordo com o The Brookings Institution. E segundo o Banco Mundial, o país retirou 800 milhões de pessoas da pobreza. Com um crescimento médio do PIB na ordem dos 10% ao ano, como se explica o desenvolvimento meteórico deste país em menos de meio século? Qual foi a estratégia? Em que domínios está a apostar?

Somam-se a participação de grupos chineses em empresas portuguesas de sectores estratégicos como o da energia. E dados do SEF revelam que, desde Outubro de 2012, a China já investiu quase 3 mil milhões de euros em Portugal – sobretudo em aquisição de imóveis. Quais são as ambições geopolíticas desta superpotência? Poderão as suas crescentes necessidades por recursos naturais ser uma ameaça à paz mundial?

Imagem: Reprodução