Nota de pesar em memória do Professor Doutor Adelino Torres

Nota de pesar em memória do Professor Doutor Adelino Augusto Torres Guimarães

A Direção do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) manifesta publicamente o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Doutor Adelino Augusto Torres Guimarães, que foi um dos fundadores do CEsA e do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e endereça à sua Família e Amigos as suas mais sentidas condolências. Neste contexto, divulgamos e associamo-nos ao seguinte Obituário da autoria do Professor Doutor Manuel Ennes Ferreira, a quem muito agradecemos.

OBITUÁRIO

PROFESSOR DOUTOR ADELINO AUGUSTO TORRES GUIMARÃES

Faleceu um dos fundadores do Centro de Estudos sobre África (CEsA), actualmente Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), o Professor Adelino Torres.

Doutorado em Economia pelo ISEG/UTL, fez a sua formação de licenciatura e mestrado em Sociologia na Universidade de Paris-Sorbonne. Aqui trabalhou sob a orientação de Geoges Balandier, nome incontornável na nova abordagem de então sobre os estudos africanos. Mas o interesse e a disponibilidade para a investigação e a lecionação sobre África vem dos seus tempos de juventude em Angola. Desde cedo animado pelos ideais do nacionalismo angolano e da luta anti-colonial, Adelino Torres empenhou-se activamente em Angola numa militância que o levou, nos primeiros anos da década de 60 do século passado, a procurar exílio em Argel juntamente com dezenas de nacionalistas das ex-colónias portuguesas em África. Alguns anos depois foi para Paris, mantendo o seu espírito militante, e aí fez os seus estudos universitários. Após o 25 de Abril de 1974 regressa a Angola mas a situação não é aquela para onde o sonho de juventude apontava. Vem para Portugal e ingressa como docente no ISE (hoje ISEG) em 1976. Até se ter jubilado como professor catedrático em 2009 foi um dos nomes incontornáveis no ISEG e em Portugal na área do desenvolvimento e dos estudos africanos. Neste contexto, é um dos fundadores do CEsA como acima foi referido. Ligado à docência na área do desenvolvimento, unidades curriculares como Economia do Desenvolvimento, Demografia e Desenvolvimento ou Economia Africana ficarão a ele associadas. Senhor de uma grande generosidade para com os colegas e alunos, foi um pedagogo incansável tendo mesmo publicado o livro Novos Elementos do Método no Estudo. O incentivo aos seus alunos é amplamente reconhecido e quem foi por ele orientado, e foram dezenas, em dissertações de mestrado e teses de doutoramento, nunca o esquecerão. Foi dele, por exemplo, que partiu a proposta junto da Direcção do CEsA da qual fazia parte, para dar início à publicação dos Working Papers que ainda hoje existem e destinado não apenas aos docentes do ISEG mas igualmente aos estudantes de mestrado. Fez parte também do grupo de professores que criou o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, o mais antigo dos actualmente em funcionamento. Da sua vasta obra que inclui 10 livros e dezenas de artigos e capítulos de livros destacam-se O Império Português entre o Real e o Imaginário (1991), Demografia e Desenvolvimento (1996) ou Horizontes do Desenvolvimento Africano no Limiar do Século XXI (1999), e artigos publicados em African Economic History (USA), Économie et Humanisme (France), Esprit (France), Estudos de Economia, Análise Social, Épisteme, Studia Africana, etc.

O contributo do Professor Adelino Torres para os Estudos Africanos e o Desenvolvimento não pode ser esquecido. Saquidila Adelino.

Autoria: Professor Doutor Manuel Ennes Ferreira (ISEG/ULisboa)
Imagem: ISEG/Reprodução