Nota de pesar em memória do Professor Doutor Adelino Augusto Torres Guimarães
OBITUÁRIO
PROFESSOR DOUTOR ADELINO AUGUSTO TORRES GUIMARÃES
Faleceu um dos fundadores do Centro de Estudos sobre África (CEsA), actualmente Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), o Professor Adelino Torres.
Doutorado em Economia pelo ISEG/UTL, fez a sua formação de licenciatura e mestrado em Sociologia na Universidade de Paris-Sorbonne. Aqui trabalhou sob a orientação de Geoges Balandier, nome incontornável na nova abordagem de então sobre os estudos africanos. Mas o interesse e a disponibilidade para a investigação e a lecionação sobre África vem dos seus tempos de juventude em Angola. Desde cedo animado pelos ideais do nacionalismo angolano e da luta anti-colonial, Adelino Torres empenhou-se activamente em Angola numa militância que o levou, nos primeiros anos da década de 60 do século passado, a procurar exílio em Argel juntamente com dezenas de nacionalistas das ex-colónias portuguesas em África. Alguns anos depois foi para Paris, mantendo o seu espírito militante, e aí fez os seus estudos universitários. Após o 25 de Abril de 1974 regressa a Angola mas a situação não é aquela para onde o sonho de juventude apontava. Vem para Portugal e ingressa como docente no ISE (hoje ISEG) em 1976. Até se ter jubilado como professor catedrático em 2009 foi um dos nomes incontornáveis no ISEG e em Portugal na área do desenvolvimento e dos estudos africanos. Neste contexto, é um dos fundadores do CEsA como acima foi referido. Ligado à docência na área do desenvolvimento, unidades curriculares como Economia do Desenvolvimento, Demografia e Desenvolvimento ou Economia Africana ficarão a ele associadas. Senhor de uma grande generosidade para com os colegas e alunos, foi um pedagogo incansável tendo mesmo publicado o livro Novos Elementos do Método no Estudo. O incentivo aos seus alunos é amplamente reconhecido e quem foi por ele orientado, e foram dezenas, em dissertações de mestrado e teses de doutoramento, nunca o esquecerão. Foi dele, por exemplo, que partiu a proposta junto da Direcção do CEsA da qual fazia parte, para dar início à publicação dos Working Papers que ainda hoje existem e destinado não apenas aos docentes do ISEG mas igualmente aos estudantes de mestrado. Fez parte também do grupo de professores que criou o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, o mais antigo dos actualmente em funcionamento. Da sua vasta obra que inclui 10 livros e dezenas de artigos e capítulos de livros destacam-se O Império Português entre o Real e o Imaginário (1991), Demografia e Desenvolvimento (1996) ou Horizontes do Desenvolvimento Africano no Limiar do Século XXI (1999), e artigos publicados em African Economic History (USA), Économie et Humanisme (France), Esprit (France), Estudos de Economia, Análise Social, Épisteme, Studia Africana, etc.
O contributo do Professor Adelino Torres para os Estudos Africanos e o Desenvolvimento não pode ser esquecido. Saquidila Adelino.
Autoria: Professor Doutor Manuel Ennes Ferreira (ISEG/ULisboa)
Imagem: ISEG/Reprodução