China em busca da prosperidade comum - Luís Mah

Luís Mah/CEsA publica artigo sobre a busca da China pela “prosperidade comum”

O investigador do CEsA e coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG, Luís Mah, publicou o artigo “China em busca da ‘prosperidade comum’” na edição de dezembro da revista Brotéria (volume 193-6, Dezembro 2021).

Revista brotéria - Prosperidade comum

Este artigo discute sobre as razões e implicações da nova campanha para a “prosperidade comum” tornada pública pelo presidente chinês em Agosto de 2021. A “prosperidade comum” tem como principal objectivo lutar contra as desigualdades crescentes no país através da redistribuição de rendimentos dos mais ricos para as classes média e pobre. O sector privado e os indivíduos mais ricos do país, em particular as bilionárias gigantes tecnológicas chinesas, são os principais visados da nova campanha que pretende introduzir um conjunto de novos impostos que os pode atingir de forma mais estratégica: riqueza, herança e predial. Mas esta campanha é também uma campanha de mobilização colectiva para construção de uma nova China rejuvenescida.

Mais informações no site da Revista Brotéria

Luis Mah é docente no Mestrado e Doutoramento no Programa em Estudos de Desenvolvimento na Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa). É Diretor no Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento no CSG/ISEG/ULisboa. Foi diretor da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) e da Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza (GCAP) em Portugal. Trabalhou como Analista de Políticas Públicas na área da Finança Ética na ONGD Oikos e foi membro da direção executiva da ONGD TESE e da Transparência e Integridade – Associação Cívica, representação em Portugal da Transparency International. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004). Tirou um mestrado pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993). Aceda à biografia.