Iolanda Évora integra projeto financiado pelo CODESRIA
Categories
Notícias

Investigadora do CEsA integra projeto sobre o impacto das agendas de cooperação internacional nas políticas públicas de Cabo Verde, galardoado com financiamento do CODESRIA

 

A doutora em psicologia social e investigadora do CEsA, Iolanda Évora (ISEG-ULisboa, Portugal), integrará o projeto “Agendas de Cooperação Internacional e Seus Impactos nas Políticas Nacionais: Tendências, Mudanças e Implicações Uma Análise para Cabo Verde”, coordenado pela investigadora Djalita Fialho (Instituto Pedro Pires para a Liderança, Cabo Verde) e em colaboração com a investigadora Jandira Barros (Social3, Cabo Verde).

Este projeto de investigação sobre o impacto das agendas de cooperação internacional nas políticas públicas de Cabo Verde foi selecionado no concurso “Iniciativa de Pesquisa para a Construção de Significado – MRI” para ser galardoado com financiamento do CODESRIA – Council for the Development of Social Science Research in Africa (consulte a lista de projetos vencedores neste link). Segundo a carta enviada pelo Conselho, a proposta de pesquisa foi escolhida entre mais de 400 candidaturas pela sua qualidade, bem como pelo seu “potencial para contribuir e aprofundar significativamente o nosso conhecimento sobre as realidades africanas”.

Resumo do projeto:

Esta pesquisa analisa o impacto das agendas de cooperação internacional nas políticas públicas de Cabo Verde, destacando aspetos socioeconómicos e culturais. Utilizando uma abordagem que combina a análise de políticas públicas com a reflexão crítica às abordagens hegemónicas do desenvolvimento em África, explora as interações entre políticas globais e as dinâmicas específicas de Cabo Verde. Investiga os efeitos dessas agendas internacionais nas dinâmicas sociais e nos processos de tomada de decisão política nacional. As questões centrais de pesquisa referem-se à forma como essas agendas são adotadas em Cabo Verde e a sua pertinência face às necessidades locais, às crises e às perspetivas endógenas relativamente ao bem-estar social. A metodologia envolve análise de documentos de cooperação, políticas governamentais, planos de ONGs e entrevistas com membros da sociedade civil. Esta abordagem abrangente visa revelar os desafios que o país enfrenta na cooperação internacional e enfatiza a importância de vozes locais na formação das trajetórias de desenvolvimento. A importância prática da pesquisa está em informar os formuladores de políticas e as agências internacionais sobre a necessidade de abordagens de desenvolvimento inclusivas e contextualmente relevantes. Com um orçamento de 25.000 USD ao longo de 16 meses, o estudo promove estratégias de desenvolvimento sustentável e culturalmente sensíveis, alinhadas com as aspirações locais.

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt