Iolanda Évora – CEsA

E-mail de contacto

ioevora@iseg.ulisboa.pt

Nota biográfica

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), investigadora no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI) no ISEG/ULisboa. Iolanda é coordenadora do Projecto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal: Sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (FCT). Editora da “Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate” (e-book) e co-editora da “As Ciências Sociais em Cabo Verde. Temáticas, abordagens e perspectivas teóricas” (Praia, UNI-CV, Cabo Verde), “Trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono” (Lisboa, CEsA/CSG/ISEG/ULisboa),  “In Progress, Ciências Sociais e Desenvolvimento em África” (Lisboa, CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e “Gênero e Migrações Cabo-Verdianas” (Lisboa, ICS). Colabora com o Programa de Graduação em Ciências Sociais e o Laboratório de Investigação em Ciências Políticas e Sociais da UNICV em Cabo Verde.

Publicações recentes
Áreas de Investigação

Psicologia Social; Mobilidades, Diásporas e Identidades; Afrodescendência.

Ciência ID

5619-159B-B1CA

ORCID ID

0000-0003-4973-5705

Linha de Investigação

2 – História, culturas e identidades, 2.3 – Mobilidades e identidades africanas e afrodiaspóricas

Contact E-mail

ioevora@iseg.ulisboa.pt

Short Biography

PhD in Social Psychology from the University of São Paulo (USP), researcher at CEsA/CSG/ISEG/ULisboa and Professor of the Master in International Development and Cooperation (DCI) at ISEG/ULisboa. She is coordinator of the AFRO-PORT Project, Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (FCT). Editor of the “Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate” (e-book) and co-editor of the “As Ciências Sociais em Cabo Verde. Temáticas, abordagens e perspectivas teóricas” (Praia, UNI-CV, Cabo Verde), “Trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono” (Lisboa, CEsA/CSG/ISEG/ULisboa),  “In Progress, Ciências Sociais e Desenvolvimento em África” (Lisboa, CEsA) e “Gênero e Migrações Cabo-Verdianas” (Lisboa, ICS). She collaborates with the Graduate Program in Social Sciences and the Research Laboratory in Political and Social Sciences of UNICV in Cabo Verde.

Latest Publications
Research fields

Social Psychology; Mobilities, Diasporas and Identities; Afro-descendant.

Ciência ID

5619-159B-B1CA

ORCID ID

0000-0003-4973-5705