Marcelo José Moreira apresentará estudo no XXVIII ENEP

Investigador Marcelo José Moreira/CEsA apresentará o estudo “A primazia pela acomodação da economia brasileira” no XXVIII Encontro Nacional de Economia Política

O estudo “A primazia pela acomodação da economia brasileira: uma análise teórico-metodológica”, do investigador do CEsA Marcelo José Moreira, foi selecionado para ser apresentado no XXVIII Encontro Nacional de Economia Política – “Ameaças à Democracia Brasileira no Século XXI: capital e desigualdades”, que decorrerá entre os dias 6 e 9 de junho de 2023 na Universidade Federal de Alagoas, no Brasil. O evento é presencial. A apresentação de Moreira terá lugar no dia 9/6, das 9h às 12h (UTC-3), na Mesa 22: Evolução dos Ciclos Econômicos no Brasil. Consulte a programação (clique aqui).

Aceda aqui ao artigo “A primazia pela acomodação da economia brasileira: uma análise teórico-metodológica”: 887_1678732426_Artigo_SEP_ComIdentificação_pdf_ide.pdf

Resumo do artigo: A economia-mundo capitalista está imersa em uma inércia generalizada. Um movimento de lenta acumulação, baixo investimento, limitadas taxas de crescimento, mas com elevado nível de lucro, e que se dá por uma intensa pressão sobre os níveis das desigualdades existentes, combinando reestruturação mundial da geração de riqueza e renda a um padrão de reprodução da força de trabalho ao nível de sua limitada manutenção. Inércia que se verifica, sobretudo, a partir da crise financeiro-produtiva da primeira década dos anos de 2000. O Brasil não está alheio a essa inércia e aos seus desdobramentos. Este artigo pretende, a partir de uma reflexão conceitual, discutir os elementos que caracterizam o que denomino de estrutura da acomodação da economia brasileira.

Conheça o nosso investigador

Marcelo José Moreira é investigador colaborador do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa desde fevereiro de 2019, onde desenvolveu estudos de pós-doutoramento (2018). É titular das cadeiras de Economia Política Internacional e Desenvolvimento Socioeconômico no Curso de Ciências Econômicas e de Divisão Territorial do Trabalho no Brasil e no Curso de Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais do CSEH-ICSA da Universidade Estadual de Goiás (Brasil), onde desenvolve a pesquisa: “Estruturas de Acomodação em Perspectiva Comparada: um estudo sobre as interações-adaptativas de países em tempos de reestruturação econômica sistêmica” e coordena o Projeto de Extensão “Programa Diálogos Econômicos – Entrevistas” (que faz parte da programação oficial da UEG TV). Possui Doutoramento em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ (2015), com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás/FAPEG; Mestrado em Desenvolvimento Econômico (1999), pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia/IE-UFU, com bolsa da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior, Fundação do Ministério da Educação do Brasil/CAPES-MEC; e Bacharelado em Ciências Económicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ (1996), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil/CNPq-MCTIC.

Conheça a produção científica do investigador do CEsA Marcelo José Moreira: https://www.repository.utl.pt/browse?type=author&value=Moreira%2C+Marcelo+Jos%C3%A9

Imagem:  SEP/Reprodução