III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional

III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional

Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional

A Fundação Calouste Gulbenkian, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (CESA/ISEG) estão a organizar a III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional, que acontecerá online, de 15 a 17 de junho de 2021, com o tema “Desafiando o futuro do Desenvolvimento Global”.

Enquanto evento focado na construção do conhecimento, do pensamento crítico e da procura de respostas para questões e problemas de um mundo interdependente, o Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional, nas suas edições anteriores, tem permitido o reforço do conhecimento sobre as tendências e desafios da Desenvolvimento Global a todos os intervenientes que nele participam.

Num contexto cada vez mais complexo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, visões centradas em categorias usuais, nos atores tradicionais, nas relações de poder que emanam da divisão entre “países ricos do Norte” e “países pobres do Sul”, estão a tornar-se obsoletas e inadequadas na criação de um novo mundo que “não deixa ninguém para trás”. Num momento histórico em que uma pandemia global afeta a maneira como as pessoas se conectam, a maneira como sonham com um mundo melhor, é crucial encontrar novos tipos de financiamento para o desenvolvimento além da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, novas regulamentações globais e novas formas de disseminar o conhecimento. Assim, competências como resiliência e adaptabilidade são cada vez mais solicitadas para permitir a conceção e a implementação de abordagens inovadoras capazes de lidar com os atuais desafios sociais, económicos, culturais e políticos.

O curso oferece diversas sessões públicas online, com tradução simultânea para português e inglês, nos seguintes temas:

•    Repensar a Cooperação para o Desenvolvimento num mundo pós-pandémico;
•    Construir parcerias genuínas e legítimas;
•    Paradigma da globalização liberal em perspetiva: Democracia e economia;
•    Financiamento para o desenvolvimento: novas tendências num “mundo multiplexo”;
•    Justiça Comercial e Desenvolvimento: produção e consumo sustentáveis;
•    Esfera Pública e Espaço Cívico.

Os participantes interessados podem inscrever-se em todas as sessões ou criar o seu próprio programa, selecionando os painéis preferidos.

Consulte o programa e aceda à página da Plataforma Portuguesa das ONGDs para efectuar a inscrição aqui