Harvest Panel 11 - Women Entrepreneurs on the African Continent

EADI CEsA Lisbon Conference 2023 | 13 de julho | Harvest Panel 11: Women Entrepreneurs on the African Continent

Harvest Panel 11 – Women Entrepreneurs on the African Continent
13 de julho de 2023
09:00h – 10h30 (UTC+1)
Sala 101, Francesinhas 1, ISEG, Lisboa

Coordenadores:

Ulrike Schuerkens
Université Rennes 2, França

Descrição do painel: Existem variados resultados de investigações sobre mulheres no empreendedorismo, assim como literatura sobre os desafios e obstáculos das mesmas. No entanto, a maioria dessa literatura foca-se nas empreendedoras no Norte, incluindo nos Estados Unidos e na Europa (Edoho 2015; Sheriff & Muffatto 2015). Estudos sobre mulheres senegalesas podem ser encontrados em duas teses de doutoramento que utilizaram principalmente abordagens quantitativas (Diop Thiam 2015 e Mbodji Diop 2019). No entanto, há falta de informações sobre os desafios e obstáculos enfrentados pelas mulheres em África para iniciar e gerir um novo negócio formal.

Assim, a pergunta feita pelos investigadores é a seguinte: como é que as empreendedoras vêm e descrevem a experiência de coordenar um negócio bem-sucedido em África? Esta pesquisa tem como objetivo de compreender como é que as mulheres empreendedoras deram significado às suas experiências vividas. Conforme afirmado por Memli et al. (2015), a criação de valor requer inovação e recursos para construir novos negócios que gerem lucro. Oportunidades devem ser aproveitadas, e ideias são necessárias para criar um novo negócio comercial. As mulheres empreendedoras do Sul enfrentam obstáculos que dificultam o seu sucesso, como a falta de apoio e as perceções culturais. Estes desafios variam de acordo com a cultura, idade, educação e etnia. Em África, as perceções sociais e culturais são decisivas para a escolha do negócio, incluindo indústrias direcionadas para mulheres. Esta sessão convida estudos de caso sobre empreendedoras do setor formal, com base em métodos qualitativos ou quantitativos.

Comunicações do Harvest Panel 11 – Women Entrepreneurs on the African Continent:

• Successful Women Entrepreneurs in Senegal

Ulrike Schuerkens
Université Rennes 2, France

• Women Entrepreneurs Coping with Shocks: The case of Covid-19 in four Sub-Saharan African countries

Elsa Fontainha
CEsA/CSG/ISEG/ULisboa, Portugal

• The Multinational “Auchan” in Senegal: A source of supply for woman stallholders in Mbour (Thiès)

Paul Mamba Diédhiou
Université Cheikh Anta Diop, Senegal

• Gender in the Current Economic Environment in Cameroon

Daniel Damaigue