Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022 - CEsA
Categories
Notícias

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022 | 24 de fevereiro a 5 de maio de 2022

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e a Lisbon School of Economics and Management (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa) convidam para os Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022 | Development Studies Seminars 2022. Os seminários são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED).

Os Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022 | Development Studies Seminars 2022 terão lugar de 10 de março a 5 de maio de 2022, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h do horário de Lisboa (veja a programação completa no cartaz). Os oito encontros adotarão formato híbrido (presencial e online) e serão abertos ao público.

ATENÇÃO: A última sessão, no dia 5 de maio de 2022, terá lugar mediante inscrição. Clica no link abaixo:

INSCRIÇÕES para 5/5 “Change, Language and Power: Theories and Policies of International Financial Institutions”

 

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022 | Development Studies Seminars 2022
De 10 de março a 5 de maio de 2022, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h | From March 10th to May 5th, 2022, always on Thursdays, from 6pm to 8pm (GMT)
Formato híbrido: presencial no Anfiteatro 23 (Francesinhas 1, ISEG, Lisboa) com transmissão online via Zoom (https://us06web.zoom.us/j/95655433123?pwd=NVRrRGJvQ2pMQmxZdnpQKzBMdUlrUT09) e YouTube (https://youtu.be/XriOe6d1Jr4) | Hybrid event: in person at Anfiteatro 23 (Francesinhas 1, ISEG, Lisboa) and virtually on Zoom (https://us06web.zoom.us/j/95655433123?pwd=NVRrRGJvQ2pMQmxZdnpQKzBMdUlrUT09) and YouTube (https://youtu.be/XriOe6d1Jr4).

 

Oradores(as) | Speakers

Externos

Xénia de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa): Investigadora Associada ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Iscte), no Grupo de Governação, Políticas e Quotidiano. Antropóloga, consultora e docente/formadora na área de metodologias de pesquisa, metodologias participativas, desenvolvimento internacional, ciências sociais e humanas. É Doutorada em Educação e Desenvolvimento Internacional com especialização na África Subsaariana (Universidade de Brighton, Reino Unido, 2016), mestrado em Ciências Sociais/Antropologia (2004, ICS, ULisboa) e licenciatura em Antropologia (1996, FCSH/UNL).  

Ana Santos Pinto (FSCH/Universidade Nova de Lisboa): Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da FCSH-NOVA, Investigadora no IPRI-NOVA e Investigadora Associada do Instituto da Defesa Nacional (IDN). É Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade NOVA de Lisboa, tendo desempenhado funções de Consultora de Investigação para a Organização das Nações Unidas, no Projeto Aliança das Civilizações (2008-2010); de Assessora para as Relações Internacionais do Ministro da Defesa Nacional do XVII Governo Constitucional (2006-2009); e de Assistente de Investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (2001-2003). Exerceu, entre 1997 e 2000, funções de jornalista no jornal “A Capital”, na rádio “Antena 1” e na “MediaCapital Multimédia”. Colabora, pontualmente, com vários órgãos de comunicação social.

Edalina Sanches (ICS/ULisboa): Investigadora Integrada ao Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte), no Grupo de Instituições, Governação e Relações Internacionais. Doutora em Ciência Política (Universidade de Lisboa), é Professora Auxiliar em Estudos Africanos no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. Os seus interesses de investigação incluem democratização, protesto popular, representação, instituições políticas, com enfoque em África. A sua investigação tem sido publicada em revistas como o Journal of International Relations and Development, African Affairs, Journal of Contemporary African Studies, Parliamentary Affairs etc. 

Howard Stein (University of Michigan): Professor no Departamento de Estudos Afro-Americanos e Africanos (DAAS) e no Departamento de Epidemiologia da Universidade de Michigan. É um economista de desenvolvimento formado no Canadá, nos EUA e no Reino Unido, que ensinou tanto na Ásia como em África. É editor ou autor de mais de uma dúzia de livros e colecções editadas e de mais de 100 artigos de revistas, capítulos de livros e resenhas. A sua investigação sobre África centrou-se na ajuda externa, finanças, ajustamento estrutural e neoliberalismo, RCTs, saúde, género e desenvolvimento, saúde e ambiente, transformação institucional, política industrial, zonas de processamento de exportação e outros parques industriais, política agrícola, pobreza e transformação do direito de propriedade rural, desigualdade de rendimentos e investimento chinês na indústria transformadora. Ensina uma variedade de cursos em DAAS e Epidemiologia incluindo a história do desenvolvimento económico africano, África e teoria e política de desenvolvimento do pós-guerra, globalização e saúde africana, a economia política do desenvolvimento africano e saúde e desenvolvimento socioeconómico.

João Estêvão (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa): Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (1990). Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa (1977). Professor da Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), onde tem regido e lecionado disciplinas nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. É membro da Comissão Científica e Pedagógica do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI/ISEG/ULisboa). Desde 1983, desenvolve atividade como investigador no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e tem integrado, por diversas vezes, a sua comissão diretiva. Como investigador responsável lidera, atualmente, os seguintes projetos: “Financial and monetary transition in post-colonial Cabo Verde” e “História da Moeda em Cabo Verde” (financiado pelo Banco de Cabo Verde).

 

CEsA

Isabel Castro Henriques (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa): É doutorada em História de África pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne. É Professora Associada com Agregação (aposentada) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigadora do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa (desde 2013). Coordenou cientificamente o Programa Museológico do Museu da Escravatura em Lagos, no Algarve (2014-2016), e o Programa Museológico do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro em Cacheu, na Guiné-Bissau (2015-2016) e é membro do Comité Científico Internacional do Projecto UNESCO “A Rota do Escravo” (Paris).

Ana Luísa Silva (CEsA/CSG/ISEG/ULIsboa): Profissional de desenvolvimento internacional e pesquisadora, com uma trajetória nas ciências políticas e relações internacionais. Completou um Mestrado em Estudos de Desenvolvimento na London School of Economics and Political Science em 2009. Entre 2009 e 2015, trabalhou como gerente de projetos de ONGs para a British NGO Transaid (especializada em transporte e desenvolvimento) na Nigéria, em Madagascar e Moçambique. O trabalho consistia em implementar soluções inovadoras para melhorar os sistemas de transporte para acesso à saúde em áreas remotas. Mais recentemente, integrou o European startup eco-system na organização de eventos para conectar investidores e inovadores que trabalham com soluções mais verdes e mais sustentáveis ​​nas áreas de energia, água, gestão de resíduos, agricultura, transporte e outros setores-chave que precisam de mudanças transformadoras ​​para um futuro sustentável. Desde 2017, regressou à academia, como candidata a um Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento na Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa). Atualmente conduz pesquisas sobre como o setor de cooperação para o desenvolvimento apoia a inovação para o desenvolvimento sustentável e como afeta a prática de desenvolvimento, com foco em ONGs de desenvolvimento. 

Alice Nicole Sindzingre (CEsA/CSG/ISEG/ULIsboa): Alice Nicole Sindzingre é Investigadora Associada no CEPN (Paris-North Economics Centre, University Paris-North, França), no LAM Research Centre (‘Africas in the World’, National Centre for Scientific Research/CNRS-SciencesPo-Bordeaux, França) e no CEsA/CSG/ISEG/ULIsboa. Ela foi membro da Equipa Central do World Development Report: Attacking Poverty do Banco Mundial. Ela realiza pesquisas sobre economia do desenvolvimento e economia política com foco na África Subsaariana e já publicou artigos em revistas acadêmicas e livros sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo comércio internacional, ajuda externa, relações China-África, teoria das instituições, e a epistemologia da economia.

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt