#DemocracyinAction! CEsA junta-se a consórcio europeu em projecto Horizon Europe de 3 milhões de euros para investigar a participação cívica e política através da cultura e das artes

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (ISEG RESEARCH/ISEG-Universidade de Lisboa), sob a coordenação das Professoras Doutoras Iolanda Évora e Jessica Falconi, acolheu nos passados 12, 13 e 14 de fevereiro de 2025, um grupo de mais de 20 investigadores europeus na Kick-Off Meeting que marcou o início da participação do centro português no projecto internacional #DemocracyinAction: Grassroots Culture, Arts and Cultural Spaces for Political Participation and Expression Online and Offline in a Resilient Europe. O projecto é coordenado pelas Professoras Doutoras Sara Brandellero (Universidade de Leiden) e Kamila Krakowska Rodrigues (Universidade de Leiden e CEsA) e financiado pelo programa Horizon Europe no valor de 3 milhões de euros, no âmbito da Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva.

O #DemocracyinAction tem como objectivo estudar organizações culturais e artísticas de base comunitária em espaços físicos, bem como nas suas dimensões nas redes sociais e no metaverso. A investigação pretende compreender o potencial crítico destas iniciativas na promoção da democracia, identificando soluções para aumentar a expressão política significativa e a participação cidadã em quatro áreas-chave de transformação social:
- Nightivismo: explora a vida cultural nocturna urbana como forma de envolvimento político;
- Mobilização pelos direitos das mulheres;
- Expressões culturais e a participação cívica de minorias étnico-raciais;
- Activismo juvenil e educação cívica.

Raça, Etnicidade e Participação Cívica
A Península Ibérica foi escolhida como um caso paradigmático de defesa cultural protagonizada por comunidades que, apesar de enfrentarem processos de racialização e discriminação étnica, têm desempenhado um papel significativo na redefinição dos panoramas culturais nacionais. Neste contexto, a equipa do CEsA liderará o Work Package sobre Raça, Etnicidade e Participação Cívica, com foco nas produções culturais e artísticas e nos espaços criados por comunidades afrodiaspóricas. Este estudo será comparado com experiências da comunidade cigana em Portugal e da comunidade marroquina em Espanha.
A investigação será desenvolvida em colaboração com organizações locais como a Associação Passa Sabi e a AfroLink em Portugal, e a Radio Africa Magazine em Espanha. A Passa Sabi dedica-se ao empoderamento de jovens afrodiaspóricos e ciganos em bairros multiculturais e economicamente vulneráveis. A AfroLink é uma plataforma digital focada no empreendedorismo negro, especialmente entre mulheres. Já a Radio Africa Magazine actua como uma ponte entre mobilizações culturais na Europa e iniciativas das comunidades africanas e afrodescendentes em todo o mundo.

Inovação e Impacto
A colaboração com centros comunitários, teatros e salas de exposições trará ferramentas criativas comprovadas para mobilizar as pessoas para a participação cívica e mitigar a polarização social. Além disso, em parceria com designers e desenvolvedores digitais, o #DemocracyinAction explorará o potencial dos espaços virtuais imersivos, incluindo clubes nocturnos virtuais, para produzir investigação de ponta e recomendações políticas sobre o uso seguro e democrático das redes sociais e do metaverso.
Sobre o Consórcio
O consórcio do projecto conta com nove parceiros sediados em seis países europeus:
- Universidade de Leiden (Países Baixos) – Coordenadora
- Fundazione Santagata for the Economy of Culture (Itália)
- Universidade Jaguelónica (Polónia)
- Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) (Portugal)
- Fundação DE/MO (Países Baixos) – Promoção da democracia e cultura entre jovens
- Conselho Nacional de Investigação Científica (CSIC) (Espanha)
- VibeLab (Países Baixos) – Investigação e defesa da vida nocturna urbana
- Hochschule Magdeburg-Stendal (Alemanha)
- Institute of Public Affairs (Polónia) – Think-tank
O projecto envolverá também partes interessadas de todas as regiões da UE, bem como das Américas, África, Oriente Médio e Ásia, em contextos democráticos e não democráticos.
Para mais informações, acompanhe as actualizações no site do CEsA, no LinkedIn, Facebook e na Agenda CEsA.

Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução