Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19 - evento CEsA

CEsA e Cáritas Portuguesa lançam estudo sobre a resposta da Rede Cáritas em Portugal à Covid-19

Rede Cáritas em Portugal

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, ligado à unidade de Investigação em Ciências Sociais e Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), e a Rede Cáritas em Portugal convidam todos a estarem presentes na sessão de lançamento do estudo A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19. Este trabalho é da responsabilidade dos investigadores Luís Mah (coordenador), Luís Pais Bernardo, Ana Luísa Silva e Renata Vieira de Assis.

O estudo analisa a importância da ação social da Rede Cáritas em Portugal neste tipo de contexto inesperado e de emergência, ao documentar a resposta da organização à pandemia de Covid-19. Com uma presença que abrange a totalidade dos distritos de Portugal Continental e Ilhas, a Rede Cáritasdesenvolveu pela primeira vez um programa nacional de apoio direto às famílias em forma de bens e vales alimentares, bem como apoios financeiros pontuais e urgentes destinados ao pagamento de necessidades básicas como rendas, despesas com saúde e eletricidade.

O relatório faz também uma análise preliminar do impacto socioeconómico da pandemia na população portuguesa e das vulnerabilidades socioeconómicas reveladas pela ação da Rede Cáritas em Portugal em contexto de pandemia.

A apresentação do estudo terá lugar no dia 16 de dezembro de 2021 (quinta-feira), às 16h30, no Auditório 2 do Edifício Quelhas, no ISEG. A participação presencial é possível, mediante confirmação por e-mail até o dia 13 de dezembro para isabelquintao@caritas.pt. O evento terá também transmissão online pelo Zoom e o Facebook.

Apresentação do estudo A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19
Dia 16 de dezembro de 2021 (quinta-feira), às 16h30
Auditório 2 do Edifício Quelhas, no ISEG (Rua do Quelhas, 6 – 1800), Lisboa

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da Cáritas Portuguesa