CEsA apoia reportagem do Público sobre São Tomé e Príncipe
O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento apoiou a realização da reportagem “Partido ou partida, as duas palavras que moldam a ambição dos são-tomenses” do jornal Público.
Aqueles que não apontam ao aeroporto sabem que a vida precisa de um cartão de militante para ficar mais fácil. Como diz a poeta Conceição Lima, “a micronação multicultural” que é São Tomé e Príncipe sofre da “incapacidade de forjar uma visão” que possa construir uma identidade. O que leva o chef João Carlos Silva a lançar a pergunta: “Cinquenta anos depois, somos capazes de continuar a ser um país independente?”.
A reportagem aborda o estado atual de S. Tomé e Príncipe quanto ao acesso à educação, a influência partidária no acesso aos serviços, os constrangimentos ao exercício da cidadania, as perspectivas de futuro S. Tomense e as memórias de uma era já passada mas não esquecida da ocupação colonialista portuguesa e dos vícios que a sociedade de S. Tomé acabaram por contrair devido a uma cultura alienígena.
Reportagem realizada com o apoio da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento, promovida pela ACEP e pelo CEsA/ISEG, com o apoio do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua.
Link para a reportagem AQUI
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)