Concurso Bolsa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento

Concurso Bolsa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento

O CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa), através do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, na área de Estudos de Desenvolvimento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).
A bolsa será financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e o CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa). A bolsa de investigação para doutoramento destina-se a financiar a realização, pelo/a bolseiro/a, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.
As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão, consórcio de investigação do ISEG – U. Lisboa, o qual será a instituição de acolhimento do/a bolseiro/a, e dentro deste no CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento. As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor do/a bolseiro/a selecionado/a devem estar enquadradas no plano de atividades e objetivos estratégicos do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa), no CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Lisboa (PDEDUL).

O plano de trabalhos deverá decorrer integralmente no CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão, no CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento.
A duração da bolsa é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

Destinatários/as da bolsa:

A Bolsa de Investigação para Doutoramento destina-se a candidatos/as inscritos/as ou a candidatos/as que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Lisboa (PDEDUL) e que pretendam desenvolver atividades de investigação no CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa), e dentro deste no Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, sob orientação ou co-orientação de um(a) ou mais investigador(es)/a(s) integrado(s) do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão.

Apresentação da candidatura:

O concurso está aberto entre 20 de Fevereiro de 2021 e as 17h (hora de Lisboa) do dia 20 de Março de 2021.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no Edital devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico, enviado para csg@iseg.ulisboa.pt, com conhecimento para cesa@iseg.ulisboa.pt.