Assista a todas as sessões dos Seminários CEsA Thinks 2023

Assista a todas as sessões do Ciclo de Seminários CEsA Thinks 2023

As sessões do Ciclo de Seminários CEsA Thinks 2023 decorreram em formato presencial entre os dias 9 de novembro e 7 de dezembro de 2023, no ISEG (Anfiteatro 23, F1). As apresentações foram gravadas e agora estão disponíveis no canal do CEsA no YouTube (aceda neste link).

As sessões receberam investigadores do CEsA e convidados para debater diversos temas caros aos Estudos de Desenvolvimento, como a paz e o conflito em Cabo Delgado (Moçambique), os desafios para o desenvolvimento de África tendo em conta os modelos de Estado autocrático e democrático, os efeitos dos choques e das fragilidades na África Oriental, e os determinantes de crescimento dos países em desenvolvimento a exemplo das relações económicas entre a China e a África Subsaariana.

Assista aqui:

“Maria, a Filha de Deus: Os caminhos para a paz em Cabo Delgado”, Yussuf Adam (Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique), 9 de novembro de 2023.

“Autocratic and Democratic State-Centered Model and the Challenges for the Development of Africa”, Jacob Audu (Ahmadu Bello University, Zaria, Nigéria), 16 de novembro de 2023. Em inglês.

“Fragilities and Shocks Effects on Communities in Eastern Africa”, Vincent Agulonye (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), 30 de novembro de 2023. Em inglês.

“Understanding the Determinants of Growth in Developing Countries: The example of China-Sub-Saharan Africa economic relationships”, Alice Nicole Sindzingre (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa, CEPN/University Paris-North and LAM Research Centre/CNRS-SciencesPo-Bordeaux), 7 de dezembro de 2023. Em inglês.

Confira a programação completa do CEsA Thinks 2023 – aqui.