Reescrita da África no Todo-Mundo - AFROPORT

AFRO-PORT/CEsA participa de colóquio sobre reescrita da África no Todo-Mundo

A coordenação do Projeto AFRO-PORT (FCT/PTDC/SOC-ANT/30651/2017 CESA), formada pela investigadora do CEsA e professora do ISEG Iolanda Évora e pela professora da ULisboa Inocência Mata, está na Costa do Marfim para participar do IV Colóquio Internacional de 2021 “Reescrita da África no Todo-Mundo (Séculos XX-XXI): Africa(s), Europa(s), América(s)-Caraíbas, Ásia(s)”.

Reescrita da África no Todo-Mundo

O evento “Reescrita da África no Todo-Mundo (Séculos XX-XXI): Africa(s), Europa(s), América(s)-Caraíbas, Ásia(s)” ocorre de 24 a 26 de novembro de 2021, na Universidade Felix Houphouët-Boigny, em Abidjan, e é organizado pelo Groupe de Recherche et d’Etudes Latino-américaines (Grelat). O colóquio questiona as passagens e retornos fecundos entre África(s), Europa(s), América(s)-Caraíbas, e Ásia(s), envolvendo a noção de Reescrita(s) como discurso, prática e reapropriação de si mesmo.

Mais informações no site do AFRO-PORT ou no site oficial do GRELAT – https://grelat-ufhb.org/.

Esta é a terceira edição deste colóquio; a primeira, em 2016, teve lugar no campus de Cocody. O programa terá duração de um dia. Tratará principalmente da história sociocultural das populações afrodescendentes na América Latina.

A segunda edição, que teve lugar em 2017, propôs uma reflexão sobre as confluências e descontinuidades entre África e as Américas, a partir de diferentes perspectivas, a fim de permitir um diálogo renovado sobre este assunto.

Imagem: Reprodução