Raquel Faria – CEsA

E-mail de contacto

raquelfaria@ua.pt

Nota biográfica

Raquel Faria é licenciada em Administração Pública (menor em Ciência Política), mestre em Ciência Política pela Universidade de Aveiro e doutorada em Altos Estudos em História – Época Contemporânea, com tese na área da Cooperação Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Para além de coordenadora de formação/orientadora pedagógica nos Centros de Formação Talento, é investigadora do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), designadamente nos seguintes projetos: Aquele outro mundo que é o mundo: o mundo dos Media e o mundo do Desenvolvimento (desde 2014), Memórias de África e do Oriente (desde 2009), o Cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Portuguesa: o caso de Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola (2012-2014), Alfabeto do Desenvolvimento” (2011 –2012) e o Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (2008-2011).

Publicações recentes

Livro

• “O desenvolvimento nos Media: percepções e visões de jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento” (2016)

Capítulo de Livro

Artigo

• “The Soft Systems Methodology and its suitability for Portuguese Cooperation”. Perspectivas – Portuguese journal of political science and international relations. (2015)
Áreas de Investigação

Ciência Política; Cooperação Internacional; Cooperação Portuguesa.

Ciência ID

4610-9A18-A09E

ORCID ID

Contact E-mail

raquelfaria@ua.pt

Short Biography

Raquel Faria has a degree in Public Administration (minor in Political Science), a Master’s in Political Science from the University of Aveiro and a PhD in Advanced Studies in History – Contemporary Times, with a thesis in the area of Portuguese Cooperation, from the University of Coimbra. In addition to coordinating training at the Talento Training Centers, she is a researcher at the Centre for African and Development Studies (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), namely in the following projects: “Aquele outro mundo que é o mundo: o mundo dos Media e o mundo do Desenvolvimento” (desde 2014), “Memórias de África e do Oriente” (desde 2009), “O Cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Portuguesa: o caso de Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola” (2012-2014), “Alfabeto do Desenvolvimento” (2011 –2012) and “Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento” (2008-2011).

Latest Publications

Book

Book chapter

Paper

Research fields

Political Science; International Cooperation; Portuguese Cooperation.

Ciência ID

4610-9A18-A09E