Pedro Verga Matos – CEsA

E-mail de contacto

pvmatos@iseg.ulisboa.pt

Nota biográfica

Pedro Verga Matos é Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, MBA e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professor Associado com Agregação no ISEG/ULisboa, em programas de Mestrado e no Doutoramento em Gestão. Tem realizado trabalhos de investigação nos domínios do governo das empresas, da análise multicritério, da análise de projectos não financeiros (nomeadamente planos de negócio), do microcrédito e da inovação social. Colabora em programa de cooperação universitária e apoio ao desenvolvimento (alguns com financiamento da União Europeia e do Instituto Camões), tendo coordenado e participado em diversos projectos em Angola (em Benguela, no Huambo, em Luanda e no Lubango) e em Moçambique (em Maputo).
É assessor da direção da OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento (www.oikos.pt) e membro do conselho consultivo da TESE – Associação para o Desenvolvimento (https://tese.org.pt), duas ONGs portuguesas de apoio ao desenvolvimento integral e sustentável, com operações em Portugal e em diversos países do mundo.

Publicações recentes

“M&A activity as a driver of better ESG performance”, com Victor Barros (ISEG-UL), Joaquim Miranda Sarmento e Pedro Rino Vieira (ISEG-UL), Journal of Technological Forecasting & Social Change/ 2022
“Eager to develop sustainable business ideas? Assessment through a new business plan (BP4S Model)”, co-autoria com Paulo Lopes Henriques (ISEG-UL) e Helena Jerónimo (ISEG-UL), Sustainability, Vol. 14, Nº XX, pp. 1030, 2022
“Títulos de Impacto Social como Política Pública: Panorama Internacional e Contribuições para a Implementação no Brasil”, co autoria com Tânia Pereira Christopoulos (EACH, USP), Ruth Soriano de Mello (PUC-Rio) e Bea Canto (PUC-Rio, RJ), Brazilian Journal of Public Administration – Revista de Administração Pública (FGV-EBAPE), Vol. 56, Nº2, pp. 309-323, 2023)

Áreas de Investigação

Governo das Empresas; Decisões de Investimento; Inovação Social; Sustentabilidade; Finanças Sociais.

ORCID ID

Linha de Investigação

1 – Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional
1.3 Globalização e cooperação para o desenvolvimento

Contact E-mail

pvmatos@iseg.ulisboa.pt

Short Biography

Pedro Verga Matos holds a PhD in Business Sciences from the University of Porto, an MBA and a Master’s degree in Business Management from Universidade Nova de Lisboa and a degree in Economics from Universidade Católica Portuguesa. He is an Associate Professor at ISEG/ULisboa in Masters and PhD programs in Management. He has conducted research in the areas of corporate governance, multicriteria analysis, analysis of non-financial projects (namely business plans), microcredit and social innovation. He collaborates in university cooperation and development support programs (some with funding from the European Union and the Camões Institute), having coordinated and participated in several projects in Angola (in Benguela, Huambo, Luanda and Lubango) and Mozambique (in Maputo).
He is an advisor to the board of OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento (www.oikos.pt) and member of the advisory board of TESE – Associação para o Desenvolvimento (https://tese.org.pt), two Portuguese NGOs supporting integral and sustainable development, with operations in Portugal and in several countries worldwide.

Latest Publications

“Eager to develop sustainable business ideas? Assessment thrug a new business plan (BP4S Model)”, co-autoria com Paulo Lopes Henriques (ISEG-UL) e Helena Jerónimo (ISEG-UL), Sustainability, Vol. 14, Nº XX, pp. 1030, 2022

Research fields

Corporate Governance; Investment Decision; Social Inovation; Sustainability; Social Finances.

ORCID ID

Research Line