Odair Barros-Varela – CEsA

E-mail de contacto

odairvarela@gmail.com

Nota biográfica

Professor Auxiliar da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde desempenhou as funções de Presidente da Comissão Executiva da Escola de Negócios e Governação (ENG). É Professor Convidado na Universidade Federal do Pará (Brasil) e em outras Universidades estrangeiras. É Licenciado em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Realizou um Pós-doutoramento em Ciência Política na Faculdade de Direito e Ciência Política da Université du Québec à Montreal (UQAM-Canadá). É investigador associado em alguns Centros de Pesquisa nacionais e internacionais e é Presidente do Centro de Produção e Promoção de Conhecimentos (CeProK), com sede em Cabo Verde.

É vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto (edição 2013) atribuído pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pela Tese de Doutoramento defendida na Universidade de Coimbra em 2012, trabalho que também recebeu, em 2013, uma Menção Honrosa no Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa.

Publicações recentes
  • Olhares cruzados: Leituras comparativas da integração regional em África e na América Latina. Florianópolis: Editora Insular. (2021, coorganização e coautoria)
  • Crítica da Razão Estatal. O Estado Moderno em África nas Relações Internacionais e Ciência Política. O caso de Cabo Verde. Praia: Pedro Cardoso (2018)
  • Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde. Uma Análise Pós-Colonial. Lisboa: Camões Instituto (2017)
  • Dinâmicas Sociológicas, Estado e Direito. Estudos em Comemoração do X Aniversário do ISCJS. Praia: Edições ISCJS (2017, coorganização e coautoria)
  • As Relações Externas de Cabo Verde. (Re)leituras Contemporâneas. Praia: Edições ISCJS (2014, coorganização e coautoria).
Linha de Investigação

1 – Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional
2.3 Mobilidades e Identidades Africanas e Afrodiaspóricas

Name

Contact E-mail

odairvarela@gmail.com

Short Biography

Assistant Professor at the University of Cape Verde (Uni-CV), where he served as Chairman of the Executive Committee of the School of Business and Governance (ENG). He is a Guest Professor at the Federal University of Pará (Brazil) and at other foreign Universities. He has a degree in International Relations, a Master’s and a Doctorate in Sociology from the Center for Social Studies (CES) and the Faculty of Economics of the University of Coimbra (FEUC); He did a Post-Doctorate in Political Science at the Faculty of Law and Political Science at the Université du Québec à Montreal (UQAM-Canada). He is an associate researcher in some national and international Research Centers and is President of the Center for the Production and Promotion of Knowledge (CeProK), based in Cape Verde.

Latest Publications
Research Line