Marcelo José Moreira – CEsA

E-mail de contacto

marcelojmoreirat@gmail.com

Nota biográfica

Marcelo José Moreira é investigador colaborador do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa desde fevereiro de 2019, onde desenvolveu estudos de pós-doutoramento (2018). É titular das cadeiras de Economia Política Internacional e Desenvolvimento Socioeconómico no Curso de Ciências Económicas e de Divisão Territorial do Trabalho no Brasil no Curso de Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais do CSEH-ICSA da Universidade Estadual de Goiás/Brasil, onde desenvolve a Pesquisa: “Estruturas de Acomodação em Perspectiva Comparada: um estudo sobre as interações-adaptativas de países em tempos de reestruturação econômica sistêmica” e coordena o Projeto de Extensão “Programa Diálogos Econômicos – Entrevistas” (que faz parte da programação oficial da UEG TV). Exerceu, por dois mandatos, o cargo de Diretor Académico da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas da UEG (2010-2013 e 2014-2017), a Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Económicas da UEG (2019) e, atualmente, é Membro do Comité de Ética em Pesquisa da UEG (CEP-UEG), Membro do Conselho de Representantes de Unidades Universitárias na ADUEG-Seção Sindical do ANDES-SN e Representante Docente no Conselho Superior de Gestão da UEG (eleito para o exercício 2020-2022). É Membro do Grupo de Pesquisa sobre o Cerrado, composto por Pesquisadores do ICSA-CSEH da UEG, FACE da Universidade Federal de Goiás, IMB (Instituto Mauro Borges/Governo de Goiás), IPEA (Instituto de Pesquisa Económica Aplicada/Governo Federal do Brasil) e da Universidade Federal de Uberlândia.

Possui Doutoramento em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ (2015), com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás/FAPEG; Mestrado em Desenvolvimento Econômico (1999), pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia/IE-UFU, com bolsa da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior, Fundação do Ministério da Educação do Brasil/CAPES-MEC; e Bacharelado em Ciências Económicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ (1996), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil/CNPq-MCTIC.
Colaborou também como Membro do Conselho Técnico do IMB/Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconómicos do Governo do Estado de Goiás/Brasil (2013 a 2017).

Publicações recentes

Artigo em Jornal Científico

Publicação em Encontro Científico

Working Paper

Áreas de Investigação

Economia Política do Desenvolvimento; Experiência Brasileira de Desenvolvimento; Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais no Cerrado Brasileiro.

Ciência ID

2E19-6AB4-BD9B

ORCID ID

Página alternativa

csg.rc.iseg.ulisboa.pt/member/marcelomoreira

Linha de Investigação

1 – Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Contact E-mail

marcelojmoreirat@gmail.com

Short Biography

Marcelo José Moreira is a collaborating researcher at CEsA/CSG/ISEG/ULisboa since February 2019, where he developed post-doctoral studies (2018). He holds the chairs of International Political Economy and Socioeconomic Development in the Course of Economic Sciences and Territorial Division of Labour in Brazil in the Course of Public Policies and Territorial Dynamics of CSEH-ICSA of the State University of Goiás/Brazil, where he develops the Research: “Estruturas de Acomodação em Perspectiva Comparada: um estudo sobre as interações-adaptativas de países em tempos de reestruturação econômica sistêmica” and coordinates the Extension Project “Programa Diálogos Econômicos – Entrevistas” (which is part of the official programming of UEG TV). He held, for two mandates, the position of Academic Director of the University Unit of Socioeconomic Sciences and Humanities of UEG (2010-2013 and 2014-2017), the Coordination of the Nucleus of Economic Studies and Research of UEG (2019) and is currently a Member of the Research Ethics Committee of UEG (CEP-UEG), Member of the Council of Representatives of University Units in ADUEG-Seção Sindical do ANDES-SN and Faculty Representative in the Superior Management Council of UEG (elected for the fiscal year 2020-2022). He is a Member of the Research Group on the Cerrado, composed of researchers from ICSA-CSEH of UEG, FACE of the Federal University of Goiás, IMB (Mauro Borges Institute / Government of Goiás), IPEA (Institute of Applied Economic Research / Federal Government of Brazil) and the Federal University of Uberlândia.

He holds a PhD in Public Policies, Strategies and Development, from the Institute of Economics of the Federal University of Rio de Janeiro/IE-UFRJ (2015), with a scholarship from the Foundation for Research Support of the State of Goiás/FAPEG; Master in Economic Development (1999), from the Institute of Economics of the Federal University of Uberlândia/IE-UFU, with a scholarship from the Coordination for the Development of Higher Education Personnel, Foundation of the Ministry of Education of Brazil/CAPES-MEC; and Bachelor of Economic Sciences from the Federal Rural University of Rio de Janeiro/UFRRJ (1996), with scholarship from the National Council for Scientific and Technological Development, Agency of the Ministry of Science, Technology, Innovations and Communications of Brazil/CNPq-MCTIC.
He also collaborated as a Member of the Technical Council of the IMB/Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconómicos of the Government of the State of Goiás/Brazil (2013 to 2017).

Latest Publications

Journal paper

Publication in scientific meeting

Working Paper

Alternative Web-page

csg.rc.iseg.ulisboa.pt/member/marcelomoreira

Research fields

Political Economy of Development; Brazilian Development Experience; Public Policies and Territorial Dynamics in the Brazilian Cerrado.

Ciência ID

2E19-6AB4-BD9B