Luísa Janeirinho – CEsA

Luísa Janeirinho

Nome

Luísa Janeirinho

Nota biográfica

Desde 2013: Investigadora do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (CEsA-ISEG/ULisboa). Doutorada em Educação e Património (Universidade de Sevilha, 2015) e diplomada em Estudos Avançados em Educação Sustentável (Departamento de Filosofia da Educação, Universidade de Valladolid, 2009). Mestre em Museologia (2003) e Licenciatura em Sociologia (1998), Universidade de Évora. Professora do 1º ciclo do ensino Básico, 1979, no Magistério Primário de Aveiro. Co-autora e coordenadora pedagógica e patrimonial de vários projetos em Educação, Património e Educação Patrimonial.

Publicações recentes

Pinto, Helena; Janeirinho, Luísa; Trabajo, Mónica, “Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social. Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde” –comunicação apresentada no Congresso Internacional da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, intitulada “Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social. Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde”, submetido a processo de arbitragem científica e aprovado para publicação em 2025.

Janeirinho, Luisa (2023), O Menino Pirata nas Ilhas do Encantamento – Morabeza – 3º título da Coleção de literatura infantojuvenil, Ilhas e Encantamentos, apoiado pelo PROCULTURA – promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. – 2022 a 2024

Coordenação Pedagógica Patrimonial da Coleção de literatura infantojuvenil de 12 livros: Ilhas e Encantamentos, apoiado pelo PROCULTURA – promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. – 2022 a 2024. https://ilhasencantamentos.org/biblioteca-livros/

Janeirinho, Luisa e Mestre, Margarida (2019) Centro Interpretativo das Salinas de Porto Inglês (Conceitos Conteúdos e Praticas), suporte eletrónico. https://www.calameo.com/read/00639337410ec6bcbbfa9?authid=j1L1jSJ36ThO

Janeirinho, Luisa e Mestre, Margarida (2021), “Rotas e Alquimia, o queijo di terra da Ilha do Maio, Projeto Turismo Comunitário e Solidário na Ilha do Maio, cofinanciado pela EU e Camões. IP. https://www.calameo.com/read/006393374a1edadae4cec

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida, (org.) (2019) Inspira-te, Património Criativo – Educação Patrimonial, Empreendedorismo Cultural e Turismo de Conhecimento, suporte eletrónico e impresso. https://www.calameo.com/read/006393374d1599dad7957?authid=H10gm71tGG2y

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida (2019) “A Educação Patrimonial e as Cidades Mundo”, in Inspira-te, Património Criativo – Educação Patrimonial, Empreendedorismo Cultural e Turismo de Conhecimento (pág. 167 a 172). https://www.calameo.com/read/006393374d1599dad7957?authid=H10gm71tGG2y

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida (2021), Djarmai, Na Tchon, Valorização da Identidade e do Património Biocultural da Ilha do Maio de Cabo Verde, in revista Identidade, “Ameaça Às Identidades e à Biocultura dos Povos”, pág.43 a 55. Instituto MUKARAJJ, Edições. https://www.calameo.com/read/000835949368401da6022

Janeirinho, Luisa (2018) O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural, Cadernos De Sociomuseologia, 56(12). https://doi.org/10.36572/csm.2018.vol.56.02

Capucho, Clara e Janeirinho Luisa (2017), O canto – Análise multidimensional da cultura imaterial. Validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI), em lingua portuguesa de Portugal e do Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito, in Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 10 – 2017 (Vol. 54): Questões contemporâneas da Sociomuseologia, pág.

Áreas de Investigação

Educação, Património/Cultura/Identidades e Educação Patrimonial, Cooperação e desenvolvimento

Linha de Investigação

1 – Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional
1.3 Globalização e cooperação para o desenvolvimento / Globalization and development cooperation
2 – História, culturas e identidades / History, cultures, and identities
2.2 – Estudos culturais / Cultural studies

Name

Luísa Janeirinho

Short Biography

Since 2013: Researcher at the Centre for African and Development Studies, Lisbon School of Economics and Management, University of Lisbon (CEsA-ISEG/ULisboa). PhD in Education and Heritage (University of Seville, 2015) and holder of an Advanced Diploma in Sustainable Education Studies (Department of Philosophy of Education, University of Valladolid, 2009). Master’s degree in Museology (2003) and Bachelor’s degree in Sociology (1998), University of Évora. Primary School Teacher since 1979, graduated from the Primary Teaching College of Aveiro. Co-author and pedagogical and heritage coordinator of several projects in Education, Heritage, and Heritage Education.

Latest Publications

Pinto, Helena; Janeirinho, Luísa; Trabajo, Mónica, “Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social. Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde” –comunicação apresentada no Congresso Internacional da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, intitulada “Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social. Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde”, submetido a processo de arbitragem científica e aprovado para publicação em 2025.

Janeirinho, Luisa (2023), O Menino Pirata nas Ilhas do Encantamento – Morabeza – 3º título da Coleção de literatura infantojuvenil, Ilhas e Encantamentos, apoiado pelo PROCULTURA – promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. – 2022 a 2024

Coordenação Pedagógica Patrimonial da Coleção de literatura infantojuvenil de 12 livros: Ilhas e Encantamentos, apoiado pelo PROCULTURA – promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. – 2022 a 2024. https://ilhasencantamentos.org/biblioteca-livros/

Janeirinho, Luisa e Mestre, Margarida (2019) Centro Interpretativo das Salinas de Porto Inglês (Conceitos Conteúdos e Praticas), suporte eletrónico. https://www.calameo.com/read/00639337410ec6bcbbfa9?authid=j1L1jSJ36ThO

Janeirinho, Luisa e Mestre, Margarida (2021), “Rotas e Alquimia, o queijo di terra da Ilha do Maio, Projeto Turismo Comunitário e Solidário na Ilha do Maio, cofinanciado pela EU e Camões. IP. https://www.calameo.com/read/006393374a1edadae4cec

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida, (org.) (2019) Inspira-te, Património Criativo – Educação Patrimonial, Empreendedorismo Cultural e Turismo de Conhecimento, suporte eletrónico e impresso. https://www.calameo.com/read/006393374d1599dad7957?authid=H10gm71tGG2y

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida (2019) “A Educação Patrimonial e as Cidades Mundo”, in Inspira-te, Património Criativo – Educação Patrimonial, Empreendedorismo Cultural e Turismo de Conhecimento (pág. 167 a 172). https://www.calameo.com/read/006393374d1599dad7957?authid=H10gm71tGG2y

Janeirinho, Luisa, e Mestre, Margarida (2021), Djarmai, Na Tchon, Valorização da Identidade e do Património Biocultural da Ilha do Maio de Cabo Verde, in revista Identidade, “Ameaça Às Identidades e à Biocultura dos Povos”, pág.43 a 55. Instituto MUKARAJJ, Edições. https://www.calameo.com/read/000835949368401da6022

Janeirinho, Luisa (2018) O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural, Cadernos De Sociomuseologia, 56(12). https://doi.org/10.36572/csm.2018.vol.56.02

Capucho, Clara e Janeirinho Luisa (2017), O canto – Análise multidimensional da cultura imaterial. Validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI), em lingua portuguesa de Portugal e do Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito, in Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 10 – 2017 (Vol. 54): Questões contemporâneas da Sociomuseologia, pág.

Research fields

Education, Heritage/Culture/Heritage Education and Identities, Development and Cooperation

Research Line

1 – Economics, Development and International Cooperation
1.3 Globalisation and Development Cooperation
2 – History, cultures and identities
2.2 Literary, Visual and Cultural Studies


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt

Pesquisa

Search