João Manuel Rocha – CEsA

E-mail de contacto

gjoaorocha@gmail.com

Nota biográfica

João Manuel Rocha é professor assistente convidado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Trabalhou como jornalista nas agências noticiosas Anop e Lusa e integrou a equipa fundadora do diário Público, a cujos quadros pertenceu até 2016, tendo sido editor em diversos períodos e secções. Nos últimos anos de actividade como jornalista a tempo inteiro dedicou particular atenção à actualidade dos países de língua portuguesa. Tem participado em projetos de investigação e publicado artigos em revistas académicas. A sua tese de mestrado, sobre a noticiabilidade da crise de Timor-Leste em 1999, foi publicada em livro. É vogal do Conselho Técnico-Pedagógico do Cenjor, centro de formação de jornalistas.

Publicações recentes
  • Rocha, J. M. (2021). ABC-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na Imprensa colonial portuguesa dos anos 1960. Revista de História das Ideias, Vol. 39, 2ª Série, pp. 301-324.
  • Rocha, J. M. (2021). Looking at Africa with Lisbon Eyes, The ‘wind of change’. Media History, Vol. 27, Issue 3, pp. 331-349.
  • Rocha, J. M. (2019). Os jornais diários de Luanda em vésperas da guerra colonial. Ler História, nº 74. pp. 213-238.
  • Rocha, J. M. (2017). A queda de um herói – o Xanana Gusmão jornalístico e a condição efémera das personagens de imprensa, Estudos em Comunicação nº 25, vol. 1, pp. 97-118;
Áreas de Investigação

Jornalismo; Imprensa Colonial; História dos Media; Lusofonia.

Linha de Investigação

2 – História, culturas e identidades

Contact E-mail

gjoaorocha@gmail.com

Short Biography

João Manuel Rocha is a guest assistant professor at the Faculty of Humanities (FCH) of the Universidade Católica Portuguesa and a PhD candidate in Communication Sciences at ISCTE-IUL (University Institute of Lisbon). He worked as a journalist at the news agencies Anop and Lusa and was part of the founding team of the daily newspaper Público, to which he belonged until 2016, having been editor in several periods and sections. In recent years as a full-time journalist he has devoted particular attention to news in Portuguese-speaking countries. He has participated in research projects and published articles in academic journals. Her Master’s thesis, on the noticiability of the East Timor crisis in 1999, was published in book form. He is a member of the Technical-Pedagogical Council of Cenjor, a journalists’ training centre.

Latest Publications
Research fields

Journalism; Colonial Press; Media History; Lusophony.

Research Line

2 – History, cultures, and identities