João Manuel Rocha
Nome | João Manuel Rocha |
E-mail de contacto | |
Nota biográfica | João Manuel Rocha é professor assistente convidado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Trabalhou como jornalista nas agências noticiosas Anop e Lusa e integrou a equipa fundadora do diário Público, a cujos quadros pertenceu até 2016, tendo sido editor em diversos períodos e secções. Nos últimos anos de actividade como jornalista a tempo inteiro dedicou particular atenção à actualidade dos países de língua portuguesa. Tem participado em projetos de investigação e publicado artigos em revistas académicas. A sua tese de mestrado, sobre a noticiabilidade da crise de Timor-Leste em 1999, foi publicada em livro. É vogal do Conselho Técnico-Pedagógico do Cenjor, centro de formação de jornalistas. |
Publicações recentes |
|
Áreas de Investigação | Jornalismo; Imprensa Colonial; História dos Media; Lusofonia. |
Linha de Investigação |
Name | João Manuel Rocha |
Contact E-mail | |
Short Biography | João Manuel Rocha is a guest assistant professor at the Faculty of Humanities (FCH) of the Universidade Católica Portuguesa and a PhD candidate in Communication Sciences at ISCTE-IUL (University Institute of Lisbon). He worked as a journalist at the news agencies Anop and Lusa and was part of the founding team of the daily newspaper Público, to which he belonged until 2016, having been editor in several periods and sections. In recent years as a full-time journalist he has devoted particular attention to news in Portuguese-speaking countries. He has participated in research projects and published articles in academic journals. Her Master’s thesis, on the noticiability of the East Timor crisis in 1999, was published in book form. He is a member of the Technical-Pedagogical Council of Cenjor, a journalists’ training centre. |
Latest Publications |
|
Research fields | Journalism; Colonial Press; Media History; Lusophony. |
Research Line |