Giovanna Modé Magalhães – CEsA

Giovanna Modé Magalhães

Giovanna Modé Magalhães

Nota biográfica

Doutora e mestra pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa “Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças”. Pesquisa temas relacionados a educação comparada, migrações internacionais e direitos humanos. Em 2019, teve sua pesquisa de doutorado reconhecida com o primeiro lugar no Concurso de Teses do X Seminario Nacional das Cátedras Sergio Vieira de Mello (CSVM, ACNUR). Membro do Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (bolsista 2009) e do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa, onde foi pesquisadora visitante em 2017. Integra a coordenação executiva da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, rede internacional com sede em São Paulo, atualmente como Coordenadora de Políticas. Como tal, integrou a equipe de criação do Observatório Regional da Educação Inclusiva, iniciativa conjunta da Clade com UNESCO, UNICEF, CEPAL e OEI para monitorar políticas de educação em direitos humanos e superação da violência. Entre 2019 e 2020, foi membro do Grupo Técnico de Indicadores para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, em representação da Consulta Coletiva de ONGs da UNESCO para a Educação 2030.

Publicações recentes
  • Magalhães, G. Schilling, F. Imigração e refúgio nos debates e políticas educativas globais: Uma aproximação aos discursos sobre as mobilidades e seus sujeitos. Education Policy Analysis Archives, v.29, p.75, 2021.
  • Lasalle, M; Croso, C. Magalhães, G. El derecho a la educación y al cuidado en la primera infancia: perspectivas desde América Latina y el Caribe. Educação em Revista. (ONLINE), v. 36, 2020.
  • Kowalewski, D; Schilling, F; Magalhães, G; Evora, I. Mobilidades contemporâneas no contexto pós-colonial: Mbembe, Glissant e Mattelart. Revista Lua Nova (Impresso), v. 12, p. 137-156, 2019.
  • Croso, C.; Magalhaes, G. Privatização da educação na América Latina e no Caribe: tendências e riscos para os sistemas públicos de ensino. Educação & Sociedade. São Paulo, v. 37, p. 17-33, 2016.
Áreas de Investigação

Educação Comparada; Direitos Humanos; Mobilidades Internacionais, Desigualdades e Alteridade

ORCID ID

0000-0001-7404-1436

Linha de Investigação

1.3 Globalização e cooperação para o desenvolvimento
2.2 Estudos culturais
2.3 Mobilidades e identidades africanas e afrodiaspóricas

Giovanna Modé

Short Biography

PhD. and Md. from the Faculty of Education of the University of São Paulo, in the research line “Education and Social Sciences: Inequalities and Differences”. She researches topics related to comparative education, international migrations and human rights. In 2019, she had her doctoral research recognized with the first place in the Thesis Competition of the X Seminario Nacional das Cátedras Sergio Vieira de Mello (CSVM, UNHCR). Member of the Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (2009 fellow) and CEsA/CSG/ISEG/ULisboa where she was a visiting researcher in 2017. She is part of the executive coordination of the Latin American Campaign for the Right to Education, an international network based in São Paulo, currently as Policy Coordinator. As such, she was part of the team that created the Regional Observatory on Inclusive Education, a joint initiative of Clade with UNESCO, UNICEF, CEPAL and OEI to monitor policies on human rights education and overcoming violence. Between 2019 and 2020, she was a member of the Technical Group on Indicators for Sustainable Development Goal 4, representing the UNESCO Collective Consultation of NGOs for Education 2030.

Latest Publications
Research fields

Comparative Education; Human Rights; International Mobilities, Inequalities and Otherness

ORCID ID