Ana Bénard da Costa – CEsA

E-mail de contacto

anabenardg@gmail.com

Nota biográfica

Ana Bénard da Costa é antropóloga, doutorada em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2003), e investigadora no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Desenvolve pesquisas relacionadas com processos de mudança social e cultural e dinâmicas de desenvolvimento social e económico em países africanos lusófonos. Paralelamente à investigação académica desenvolve desde 1995 actividades profissionais na área da Cooperação para o Desenvolvimento como consultora, formadora, técnica e avaliadora, concebendo, acompanhando e avaliando projectos em diversas áreas na Guiné-Bissau e em Moçambique.

É autora do livro O Preço da Sombra: sobrevivência e reprodução social entre famílias de Maputo, (Lisboa: Livros Horizonte, 2007), co-organizadora dos livros Pobreza e Paz nos PALOP (Lisboa: Sextante Editora 2009, com Cristina Rodrigues) e Formação superior e desenvolvimento, Estudantes universitários africanos em Portugal, (Lisboa: Almedina, 2012, com Margarida Lima de Faria); e autora de vários artigos em revistas científicas e capítulos de livros em obras colectivas.

Publicações recentes

Artigo em conferência

• Costa, Ana Bénard da; Barreto, Antónia. “II COOPEDU – Cooperação e Educação: África e o Mundo – Livro de Resumos”. 2012.

Artigo em revista

Capítulo de livro

• Barreto, Maria Antónia; Costa, Ana Bénard da. “Introdução”. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
  • Costa, Ana Bénard da. “Cooperação, Ensino Superior e Desenvolvimento: Portugal e os PALOP”. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, 2013.

Edição de livro

• Costa, Ana Soares Barbosa Bénard da; Faria, Margarida Lima de. Formação superior e desenvolvimento. Estudantes universitários africanos em Portuga. Lisboa, Portugal: Almedina. 2012.

Livro

• Costa, Ana Bénard da; Barreto, Maria Antónia. COOPEDU — Congresso Portugal e os PALOP Cooperação na Área da Educação. 2011.
Ciência ID

8915-0540-1EFA

Página alternativa

Contact E-mail

anabenardg@gmail.com

Short Biography

Ph.D.(2003) in Interdisciplinary African Studies in Social Sciences with the dissertation Estratégias de Sobrevivência e Reprodução Social de Famílias na Periferia de Maputo (ISCTE-IUL). Master’s Degree (1995) in African Studies, specializing in Economic and Social Development in Africa: analysis and management, with the dissertation Estudo de Famílias Deslocadas na Cidade de Maputo: análise das relações e comportamentos sócio-económicos (ISCTE-IUL). Degree in Anthropology (1998), with the dissertation A introdução do Colonialismo Moderno em Moçambique (UNL, 1988). Between 2008 and 2013 she was an assistant researcher at the Center for African Studies CEsA/CSG/ISEG/ULisboa and director of the international scientific journal Cadernos de Estudos Africanos. She collaborates as a professor in the Master’s Degree in Community Development at ISPA-Instituto Superior de Psicologia Aplicada, in the Masters in Management and Planning of Informal Settlements, at the Faculty of Architecture and Physical Planning / Eduardo Mondlane University and is a trainer within the scope of DECODE – Cooperation for Development – INE (Instituto Nacional de Estatística). It also carries out advisory activities in various areas of development and is currently conducting research for UNICEF on Child Development in Mozambique.

Latest Publications

Conference paper