EADI CEsA General Conference 2023: Towards New Rhythms of Development

Julho 10, 2023 @ 8:00 am - Julho 13, 2023 @ 5:00 pm

10-13 de Julho de 2023, Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), ISEG – Lisbon School of Economics and Management/Universidade de Lisboa (Portugal)

O cenário do desenvolvimento nunca foi estático, mas nestes tempos de incerteza e insegurança, testemunhamos mudanças cada vez mais profundas nas relações globais, desigualdades e formas de exclusão.

Trajetórias dominantes e caminhos de “desenvolvimento” levaram o mundo à beira do colapso. Em todo o mundo, as pandemias aprofundaram o acesso desigual a cuidados de saúde e vacinas e tiveram impactos socioeconômicos negativos estruturados em linhas nacionais, raciais, de gênero e de classe. Muitas formas de vida na Terra estão perto da extinção e o aquecimento global levou a incêndios florestais severos e devastadores, tornados, furacões, inundações e outros desastres. Também estamos passando por uma crise de representação política, com o apoio público a líderes e políticos diminuindo. Devido às fake news e à propaganda cibernética, presenciamos uma crise de confiança, que desencadeia narrativas populistas e nacionalistas que minam a solidariedade, a ação coletiva e a resistência.

Isso é combinado com crescentes desigualdades econômicas e ocorrências de guerras civis, conflitos locais e deslocamentos forçados. Esses padrões globais estão intimamente interconectados: a crescente emergência climática, a pandemia global, os protestos contra injustiças sistêmicas e estruturais e o aumento das desigualdades globais. Um repensar fundamental do desenvolvimento nunca foi tão urgente, oportuno e saliente.

Protestos em todo o mundo pedindo mudanças estruturais e transformadoras, contra o racismo e a injustiça, juntamente com apelos para descolonizar mentes e atos, iluminaram um caminho para refletir e repensar como a história foi moldada por meio de narrativas colonialistas e como elas persistem no presente. Essas tensões são um sinal de que as aspirações e os modos de vida humanos, bem como as perceções do que constitui o desenvolvimento, estão respondendo para mitigar, e esperamos superar, as consequências adversas desses padrões e crises globais. Isso exigirá maior compreensão dos múltiplos e variados ritmos espaciais e temporais de desenvolvimento, sejam eles: planetário, climático e sazonal, econômico e capitalista, político e institucional. O desafio é considerar uma transformação fundamental de políticas, práticas, mentalidades e comportamentos, baseada não apenas em inovações tecnológicas e científicas, mas fundada na criatividade e inspiração cultural, intelectual e artística. Precisamos considerar uma variedade de dados, evidências e pesquisas para identificar os principais desafios e desenvolver novos conceitos, métodos e políticas.

A conferência de Lisboa pretende iluminar as várias causas e manifestações destes atuais desafios sem precedentes e explorar e mapear “novos ritmos de desenvolvimento”.

Mais informações sobre o evento e a chamada de sessões e painéis (apenas em inglês): https://www.eadi.org/eadi-cesa-23

Versão em português da chamada de sessões e painéis: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/sem-categoria-pt/eadi-cesa-lisbon-conference-2023-torna-publica-chamada-para-paineis-com-prazo-de-submissao-ate-setembro-de-2022/

Julho 10, 2023 @ 8:00 am
Fim: