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Working Paper 51/1998: Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde

Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde


Título: Working Paper 51/1998: Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde

Autor(es): Ferreira, Eduardo Sarmento

Data de Publicação: 1998

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Ferreira, Eduardo Sarmento. 1998. "Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 51/1998

Resumo: Em Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde pretende equacionar o papel que as infraestruturas ligadas aos transportes e os sistemas de transportes, principalmente aéreo e marítimo, têm vindo a desempenhar na estratégia de desenvolvimento adotada por Cabo Verde. Apesar da existência de múltiplas definições de infraestruturas, iremos neste artigo recorrer à do Banco Mundial, que agrupa as características de infraestruturas económicas em três grupos: serviços públicos (energia, telecomunicações, gás canalizado, etc.), obras públicas (estradas, canalizações para irrigação e drenagem) e outros setores de transportes (vias férreas e navegáveis, transporte urbano e aeroportos). As infraestruturas articulam-se e condicionam de diversas formas o desenvolvimento. Fundamentalmente, atua em três níveis: atividade económica, "pobreza" e meio ambiente. Como se analisou ao longo deste artigo, as infraestruturas e os transportes são fundamentais, embora por si só não tragam desenvolvimento. É essencial que estes investimentos se articulem com toda a economia nacional, sejam racionalmente aplicados e, sobretudo, independentemente de serem novos ou velhos, públicos ou privados, sejam bem geridos.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/1287

Categoria: Working paper

Resumo:

Em Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde pretende equacionar o papel que as infraestruturas ligadas aos transportes e os sistemas de transportes, principalmente aéreo e marítimo, têm vindo a desempenhar na estratégia de desenvolvimento adotada por Cabo Verde. Apesar da existência de múltiplas definições de infraestruturas, iremos neste artigo recorrer à do Banco Mundial, que agrupa as características de infraestruturas económicas em três grupos: serviços públicos (energia, telecomunicações, gás canalizado, etc.), obras públicas (estradas, canalizações para irrigação e drenagem) e outros setores de transportes (vias férreas e navegáveis, transporte urbano e aeroportos). As infraestruturas articulam-se e condicionam de diversas formas o desenvolvimento. Fundamentalmente, atua em três níveis: atividade económica, “pobreza” e meio ambiente. Como se analisou ao longo deste artigo, as infraestruturas e os transportes são fundamentais, embora por si só não tragam desenvolvimento. É essencial que estes investimentos se articulem com toda a economia nacional, sejam racionalmente aplicados e, sobretudo, independentemente de serem novos ou velhos, públicos ou privados, sejam bem geridos.

 

Citação:

Ferreira, Eduardo Sarmento. 1998. “Reflexão sobre as infraestruturas e sistemas de transportes no desenvolvimento de uma pequena economia insular: o caso de Cabo Verde”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 51/1998


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