Women in Politics: Portugal as a case study - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 173/2018: Women in Politics: Portugal as a case study

Women in politics : Portugal as a case study


Título: Working Paper 173/2018: Women in Politics: Portugal as a case study

Autor(es): Galito, Maria Sousa

Data de Publicação: 2018

Editora: ISEG – CEsA/ CSG

Citação: Galito, Maria Sousa (2018). "Women in politics : Portugal as a case study". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 173/2018.

Resumo: A democracia tem a ver com o poder das pessoas e as mulheres são maioritárias na sociedade, portanto, há muito tempo reivindicam mais direitos e mais representatividade na política. Depois de concorrer, algumas se tornaram representantes políticos apenas por mérito e luta constante. Outras tiveram sua chance após a legalização das cotas e metas femininas. O sistema percorreu um longo caminho desde que as mulheres foram reconhecidas o direito de votar. A evolução do empoderamento feminino é o foco deste artigo que procura analisar as principais características, causas e efeitos desse processo, com base na teoria e referências mundiais ou estatísticas. Portugal foi escolhido como estudo de caso por ser pouco pesquisado ou insuficientemente até agora.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/16437

Categoria: Working paper

Resumo:

A democracia é sobre o poder do povo. A fim de sustentar, implica (pelo menos) a representatividade dos seus principais grupos. Quando a maioria governa minorias, os lobbies queixam-se quando não estão satisfeitos e algumas das suas exigências são satisfeitas; mas o sistema não se transforma totalmente a seu favor se isso for contra os interesses de uma assembleia maior. Quando a minoria governa a maioria, surgem problemas (populismo contra a elite, por exemplo); e mais cedo ou mais tarde há uma mudança significativa na sociedade. A quantidade dá poder. Os números contam na Democracia. As mulheres são a maioria da população. Nem sempre foi assim, mas hoje em dia é um facto inquestionável. Por razões culturais, institucionais ou socioeconómicas, foram submissas durante séculos a um sistema que não reconhecia a sua actividade pública. Elas não estavam envolvidos na tomada de decisões e rebelaram-se contra isso. No início, as suas exigências não eram atendidas. Mas as ondas estão a mudar. Enquanto prevalecer a democracia e o número de mulheres e as percentagens não caírem, provavelmente vão continuar a sensibilizar a sua causa, aumentando o seu poder e influência na sociedade. A evolução do empoderamento feminino é o foco de Women in Politics: Portugal as a case study, que procura analisar as principais características, causas e efeitos desse processo, com base na teoria e referências mundiais ou estatísticas. Portugal foi escolhido como estudo de caso por ser pouco pesquisado ou insuficientemente até agora.

 

Citação:

Galito, Maria Sousa (2018). “Women in politics : Portugal as a case study”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG – Documentos de Trabalho nº 173/2018.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt