The brazilian economy in an accommodative perspective - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 170/2018: The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency

The brazilian economy in an accommodative perspective : an essay on the deepening of dependency


Título: Working Paper 170/2018: The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency

Autor(es): Moreira, Marcelo José

Data de Publicação: 2018

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Moreira, Marcelo José (2018). "The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA /CSG - Documentos de Trabalho nº 170/2018.

Resumo: Este artigo, eminentemente analítico, refere-se à economia brasileira em uma perspectiva acomodatícia. Trata-se do mecanismo interno de interação adaptativo às instigações da dinâmica da divisão internacional do trabalho e seu modus operandi. Constata-se que o problema central da economia brasileira é manter um padrão de reprodução da vida material que garanta a não ruptura do tecido sobre o qual se instalaram as condições de acumulação.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/16300

Categoria: Working paper

Resumo:

The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency, eminentemente analítico, refere-se à economia brasileira em uma perspectiva acomodatícia. Trata-se do mecanismo interno de interação adaptativo às instigações da dinâmica da divisão internacional do trabalho e seu modus operandi. Constata-se que o problema central da economia brasileira é manter um padrão de reprodução da vida material que garanta a não ruptura do tecido sobre o qual se instalaram as condições de acumulação. Este artigo visa propor uma forma de analisar a economia brasileira e a sua relação com a dinâmica recente da economia global. Para o fazer, é preciso ter em conta a sua trajectória de dependência com esta dinâmica e propõe-se analisá-la numa perspectiva de alteração não estrutural dos componentes que a suportam e, como hipótese, da forma como estes componentes interagem. Os componentes, para os efeitos do presente ensaio, são: exportação e importação de bens (aqui chamada a Actividade Decisiva), reprodução de a força de trabalho (aqui considerada, como um substituto, para a análise conjunta da taxa de desemprego e o rendimento real médio em salários mínimos) e a taxa de investimento (em percentagem de PIB).

 

Citação:

Moreira, Marcelo José (2018). “The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA /CSG – Documentos de Trabalho nº 170/2018.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt