Working Paper 159/2017: Roma antiga: uma perspetiva de análise
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 159/2017: Roma antiga: uma perspetiva de análise

Roma antiga: uma perspetiva de análise


Título: Working Paper 159/2017: Roma antiga: uma perspetiva de análise

Autor(es): Galito, Maria Sousa

Data de Publicação: 2017

Editora: ISEG - CEsA/ CSG

Citação: Galito, Maria Sousa (2017). "Roma antiga: uma perspetiva de análise". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA /CSG - Documentos de Trabalho nº 159/2017.

Resumo: As origens dos romanos eram conflituosas e a Monarquia sofreu um golpe de Estado violento. Uma República autodestrutiva com regime bipartidário e eleições anuais altamente competitivas, abriu portas ao populismo, nada mais do que fumo do fogo da rivalidade entre optimates e populares.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/14269

Categoria: Working paper

Resumo:

As origens dos romanos eram conflituosas e a Monarquia sofreu um golpe de Estado violento. Uma República autodestrutiva com regime bipartidário e eleições anuais altamente competitivas, abriu portas ao populismo, nada mais do que fumo do fogo da rivalidade entre optimates e populares. Roma antiga: uma perspetiva de análise estuda as origens dos romanos, para testar a hipótese do populismo ser consequência de um contexto de rivalidade acirrada. A primeira parte não se centra apenas no povo que impunha política expansionista na sua região estratégica. Estuda o modelo de integração das elites vizinhas no Estado romano e investiga se a falha deste sistema pode ter contribuído para a queda da Monarquia. A segunda parte é complementar e avalia porque é que a República deixou de funcionar. Testa a hipótese da sociedade romana dos sécs. II e I a.C. ser elitista, oligárquica e populista, ou seja, que não eram apenas os membros do “partido”/fação popular que manipulavam as multidões, mas também os optimates; e que estas perspetivas divergentes, sobre como Roma devia organizar-se, deixaram de conviver pacificamente, dando lugar a guerras civis que só terminaram com o Principado de Augusto.

 

Citação:

Galito, Maria Sousa (2017). “Roma antiga: uma perspetiva de análise”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA /CSG – Documentos de Trabalho nº 159/2017.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt