TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 152/2017: The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships

The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships


Título: Working Paper 152/2017: The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships

Autor(es): Raposo, Pedro Amakasu

Data de Publicação: 2017

Editora: http://hdl.handle.net/10400.5/13574

Citação: Raposo, Pedro Amakasu (2017). "The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/CSG - Documentos de Trabalho nº 152/2017.

Resumo: Como a primeira parceria de desenvolvimento Ásia-África a ver a luz do dia em 1993, a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD) conquistou seu lugar na África ao criar uma rede de ajuda nunca vista antes. Indiscutivelmente, a rede TICAD produziu resultados opostos: China e Índia lançaram parcerias semelhantes com normas e práticas de ajuda contra as normas de ajuda do DAC “vinculadas” a atividades de comércio e investimento; o que representa um desafio disruptivo ao modelo de parceria do Japão. Com base no estudo de gabinete e entrevistas estruturadas, este trabalho questiona sobre as implicações dos princípios normativos da TICAD para a África para as parcerias de desenvolvimento asiáticas e para a JICA em termos de propriedade para entender se a TICAD as mudou ou foi alterada por elas. Investiga como a TICAD influenciou outras potências emergentes na África, quem está “quebrando” e por que não está “tomando” as normas DAC ODA, suas implicações para a eficácia da ajuda, o papel da JICA e da Cooperação Sul-Sul (SSC) nessas parceiras de desenvolvimento. Este artigo visa encontrar pontos onde os princípios normativos da TICAD possam desenvolver uma visão diferenciada de CSS inclusivo e resiliente para aumentar a rede de cooperação para o desenvolvimento da TICAD. Constata que gradualmente as diferenças das parcerias de desenvolvimento asiáticas (princípios e normas-chave) estão diminuindo e suas semelhanças (áreas e interesses-chave, modalidades de cooperação) estão aumentando.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/13574

Categoria: Working paper

Resumo:

Como a primeira parceria de desenvolvimento Ásia-África a ver a luz do dia em 1993, a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD) conquistou seu lugar na África ao criar uma rede de ajuda nunca vista antes. Indiscutivelmente, a rede TICAD produziu resultados opostos: China e Índia lançaram parcerias semelhantes com normas e práticas de ajuda contra as normas de ajuda do DAC “vinculadas” a atividades de comércio e investimento; o que representa um desafio disruptivo ao modelo de parceria do Japão. Com base no estudo de gabinete e entrevistas estruturadas, este trabalho questiona sobre as implicações dos princípios normativos da TICAD para a África para as parcerias de desenvolvimento asiáticas e para a JICA em termos de propriedade para entender se a TICAD as mudou ou foi alterada por elas. Investiga como a TICAD influenciou outras potências emergentes na África, quem está “quebrando” e por que não está “tomando” as normas DAC ODA, suas implicações para a eficácia da ajuda, o papel da JICA e da Cooperação Sul-Sul (SSC) nessas parceiras de desenvolvimento. The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships visa encontrar pontos onde os princípios normativos da TICAD possam desenvolver uma visão diferenciada de CSS inclusivo e resiliente para aumentar a rede de cooperação para o desenvolvimento da TICAD. Constata que gradualmente as diferenças das parcerias de desenvolvimento asiáticas (princípios e normas-chave) estão diminuindo e suas semelhanças (áreas e interesses-chave, modalidades de cooperação) estão aumentando.

 

Citação:

Raposo, Pedro Amakasu (2017). “The TICAD aid network in the shadow of rising Asia-Africa partnerships”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/CSG – Documentos de Trabalho nº 152/2017.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt