Projectos industriais nos países da África Subsaariana - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 15/1989: A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana: 1987-89

A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana : 1987-89


Título: Working Paper 15/1989: A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana: 1987-89

Autor(es): Sá, Rui Moreira de

Data de Publicação: Jul-1989

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Sá, Rui Moreira de .1989. “A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana : 1987-89”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 15/1989.

Resumo: Nos últimos três anos tem-se assistido a um crescente envolvimento de empresas portuguesas em projectos industriais nos países da Africa subsaariana. Esta participação assume diferentes formas e graus de intervenção: desde a elaboração de estudos de viabilidade, a projectos de assistência técnica, reabilitação, acções de formação e à constituição de joint ventures com parceiros africanos. O objectivo deste trabalho é o de demonstrar que estas intervenções das empresas nacionais contribuem positivamente para as economias daqueles países, ao mesmo tempo que constituem acções estratégicas para a diversificação das suas actividades em outros mercados menos competitivos face ao previsível aumento da concorrência provocado pelo Mercado Único de 1993. No presente trabalho mostrámos que os projectos desenvolvidos, no âmbito do COI, pelas empresas europeias nos países ACP têm trazido uma contribuição positiva para as suas economias, nomeadamente através da criação de novas empresas, reabilitação de existentes, do investimento realizado, volume de emprego criado, pessoal formado, assistência técnica prestada, identificação e elaboração de projectos.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/24175

Categoria: Working paper

Resumo:

Nos últimos três anos tem-se assistido a um crescente envolvimento de empresas portuguesas em projectos industriais nos países da Africa subsaariana. Esta participação assume diferentes formas e graus de intervenção: desde a elaboração de estudos de viabilidade, a projectos de assistência técnica, reabilitação, acções de formação e à constituição de joint ventures com parceiros africanos. O objectivo deste trabalho é o de demonstrar que estas intervenções das empresas nacionais contribuem positivamente para as economias daqueles países, ao mesmo tempo que constituem acções estratégicas para a diversificação das suas actividades em outros mercados menos competitivos face ao previsível aumento da concorrência provocado pelo Mercado Único de 1993. Em A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana : 1987-89 mostrámos que os projectos desenvolvidos, no âmbito do COI, pelas empresas europeias nos países ACP têm trazido uma contribuição positiva para as suas economias, nomeadamente através da criação de novas empresas, reabilitação de existentes, do investimento realizado, volume de emprego criado, pessoal formado, assistência técnica prestada, identificação e elaboração de projectos.

 

Citação:

Sá, Rui Moreira de .1989. “A participação das empresas portuguesas em projectos industriais nos países da África Subsaariana : 1987-89”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 15/1989.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt