Working Paper 143/2016: Gender relations and the dowry system in India: the case of Hyderabad
Título: Working Paper 143/2016: Gender relations and the dowry system in India: the case of Hyderabad
Autor(es): Mota, Manuela; Casaca, Sara Falcão
Data de Publicação: 2016
Editora: ISEG - CEsA/ CSG
Citação: Mota, Manuela e Sara Falcão Casaca (2016). "Gender relations and the dowry system in India: the case of Hyderabad". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 143/2016.
Resumo: Este artigo busca contribuir para uma compreensão mais abrangente das relações de género e do sistema de dotes na Índia. Baseia-se em um estudo qualitativo que priorizou a realização de entrevistas com mulheres de diferentes níveis educacionais residentes na cidade de Hyderabad (sul da Índia). A percepção predominante dos entrevistados é que a educação promove a independência económica e simbólica. Quanto maior o nível educacional, mais críticas são encontradas em relação: ao sistema de dotes como mecanismo de reprodução do baixo status da mulher e das persistentes assimetrias nas relações de género; o desejo de educar filhos e filhas em igualdade de condições; e o valor dado aos casamentos baseados no amor em detrimento dos arranjados. O principal argumento é que a educação é uma fonte fundamental de empoderamento das mulheres e abre perspectivas para desafiar o regime patriarcal, mudar o status das mulheres e levar a uma sociedade mais igualitária de género. No entanto, para que isso aconteça, então o sistema educacional (programas e currículos) precisa ser congruente com a igualdade de género, visando mulheres e homens no projeto de desafiar a estrutura patriarcal dominante.
Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/11720
Categoria: Working paper
Resumo:
Gender relations and the dowry system in India: the case of Hyderabad busca contribuir para uma compreensão mais abrangente das relações de género e do sistema de dotes na Índia. Baseia-se em um estudo qualitativo que priorizou a realização de entrevistas com mulheres de diferentes níveis educacionais residentes na cidade de Hyderabad (sul da Índia). A percepção predominante dos entrevistados é que a educação promove a independência económica e simbólica. Quanto maior o nível educacional, mais críticas são encontradas em relação: ao sistema de dotes como mecanismo de reprodução do baixo status da mulher e das persistentes assimetrias nas relações de género; o desejo de educar filhos e filhas em igualdade de condições; e o valor dado aos casamentos baseados no amor em detrimento dos arranjados. O principal argumento é que a educação é uma fonte fundamental de empoderamento das mulheres e abre perspectivas para desafiar o regime patriarcal, mudar o status das mulheres e levar a uma sociedade mais igualitária de género. No entanto, para que isso aconteça, então o sistema educacional (programas e currículos) precisa ser congruente com a igualdade de género, visando mulheres e homens no projeto de desafiar a estrutura patriarcal dominante.
Citação:
Mota, Manuela e Sara Falcão Casaca (2016). “Gender relations and the dowry system in India: the case of Hyderabad”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG – Documentos de Trabalho nº 143/2016.