An analysis of Mozambique’s political and economic networks
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 136/2015: An analysis of Mozambique’s political and economic networks

An analysis of Mozambique’s political and economic networks


Título: Working Paper 136/2015: An analysis of Mozambique’s political and economic networks

Autor(es): Chivangue, Andes; Cortez, Edson

Data de Publicação: 2015

Editora: ISEG - CEsA/ CSG

Citação: Chivangue, Andes e Edson Cortez (2015). "An analysis of Mozambique’s political and economic networks". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA / CSG - Documentos de Trabalho nº 136/2015.

Resumo: Este artigo analisa as redes sociais existentes entre políticos e economistas no Moçambique contemporâneo, utilizando o método SNA-Social Networks Analysis para identificar os vínculos entre esses indivíduos, discernir suas relações e medir tanto a densidade quanto a centralidade da rede político-empresarial . A elite política e empresarial de Moçambique é assim identificada. Um sociograma de rede é apresentado identificando a posição individual na rede e as ligações entre esses indivíduos e são estimadas diversas métricas posicionais dos indivíduos na rede, permitindo identificar cada indivíduo e sua influência na rede. Como esta rede é impulsionada pela acumulação de recursos, este exercício permite identificar o principal indivíduo político e económico activo na economia moçambicana. O Presidente Guebuza define o grande centro da rede e outros indivíduos, Joaquim Chissano, o ex-presidente, e Graça Machel, a viúva de outro ex-presidente. Implicações políticas são derivadas e as ligações entre elas são exibidas, permitindo uma visão precisa do mundo político e empresarial de Moçambique.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/10108

Categoria: Working paper

Resumo:

An analysis of Mozambique’s political and economic networks analisa as redes sociais existentes entre políticos e economistas no Moçambique contemporâneo, utilizando o método SNA-Social Networks Analysis para identificar os vínculos entre esses indivíduos, discernir suas relações e medir tanto a densidade quanto a centralidade da rede político-empresarial . A elite política e empresarial de Moçambique é assim identificada. Um sociograma de rede é apresentado identificando a posição individual na rede e as ligações entre esses indivíduos e são estimadas diversas métricas posicionais dos indivíduos na rede, permitindo identificar cada indivíduo e sua influência na rede. Como esta rede é impulsionada pela acumulação de recursos, este exercício permite identificar o principal indivíduo político e económico activo na economia moçambicana. O Presidente Guebuza define o grande centro da rede e outros indivíduos, Joaquim Chissano, o ex-presidente, e Graça Machel, a viúva de outro ex-presidente. Implicações políticas são derivadas e as ligações entre elas são exibidas, permitindo uma visão precisa do mundo político e empresarial de Moçambique. A motivação para a presente investigação é a seguinte: em primeiro lugar, embora haja alguma investigação em Moçambique, a relação entre poder político e poder económico é semelhante às encontradas noutros países contemporâneos, e por isso é interessante descobrir quem são os indivíduos proeminentes e que papel desempenham na rede; em segundo lugar, embora tenha havido alguma investigação sobre política e negócios moçambicanos, a metodologia do SNA não tem sido utilizada até agora para descrever Moçambique. Finalmente, o documento procura também medir tanto a centralidade como a densidade desta rede.

 

Citação:

Chivangue, Andes e Edson Cortez (2015). “An analysis of Mozambique’s political and economic networks”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA / CSG – Documentos de Trabalho nº 136/2015.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt