Information management in disaster and development - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 125/2014: Information management in disaster and development: geographic information systems

Information management in disaster and development : geographic information systems


Título: Working Paper 125/2014: Information management in disaster and development: geographic information systems

Autor(es): San Martin, Roberto

Data de Publicação: 2014

Editora: ISEG - CEsA

Citação: San Martin, Roberto. 2014. "Information management in disaster and development : geographic information systems". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 125/2014.

Resumo: Existe uma ligação teórica e prática entre o desenvolvimento sustentável a longo prazo e a gestão de desastres (prevenção, preparação e resposta). Existem múltiplas sinergias e interações entre essas atividades que podem ser entendidas como parte de um mesmo ciclo de aprendizagem. É necessária uma abordagem comum para o gerenciamento de informações para apoiar o processo de tomada de decisão de maneira econômica. Perigos e desenvolvimento compartilham uma geografia que é uma realidade complexa e cheia de sinergias entre espaço, ecossistema, sociedade, cultura e economia. Uma ferramenta “universal” baseada em GIS poderia integrar o gerenciamento de informações para desenvolvimento e desastres enquanto explora as sinergias entre projetos e projetos e esta geografia. Esses recursos são limitados pela falta de informações gratuitas e custo de coleta de dados, interoperabilidade e outros problemas técnicos. No entanto, o código aberto e o crowdsourcing podem resolver essas limitações.

Categoria: Working paper

Resumo:

Information management in disaster and development : geographic information systems considera o conceito de gestão da informação no âmbito da gestão de catástrofes (prevenção/mitigação, prontidão e resposta) e desenvolvimento sustentável a longo prazo (planeamento, monitorização e avaliação). A gestão e o desenvolvimento de catástrofes têm sinergias e requisitos que podem ser abordados no âmbito de uma abordagem comum. Ambos requerem uma gestão de informação, precisa, de fácil acesso, exibida e actualizada. Existe uma ligação teórica e prática entre o desenvolvimento sustentável a longo prazo e a gestão de desastres (prevenção, preparação e resposta). Existem múltiplas sinergias e interações entre essas atividades que podem ser entendidas como parte de um mesmo ciclo de aprendizagem. É necessária uma abordagem comum para o gerenciamento de informações para apoiar o processo de tomada de decisão de maneira econômica. Perigos e desenvolvimento compartilham uma geografia que é uma realidade complexa e cheia de sinergias entre espaço, ecossistema, sociedade, cultura e economia. Uma ferramenta “universal” baseada em GIS poderia integrar o gerenciamento de informações para desenvolvimento e desastres enquanto explora as sinergias entre projetos e projetos e esta geografia. Esses recursos são limitados pela falta de informações gratuitas e custo de coleta de dados, interoperabilidade e outros problemas técnicos. No entanto, o código aberto e o crowdsourcing podem resolver essas limitações.

 

Citação:

San Martin, Roberto. 2014. “Information management in disaster and development : geographic information systems”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 125/2014.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt