Gangues, novas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 120/2013: Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência

Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência


Título: Working Paper 120/2013: Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência

Autor(es): Lima, Redy Wilson

Data de Publicação: 2013

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Lima, Redy Wilson. 2013. "Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA/Documentos de Trabalho nº 120/2013.

Resumo: Este trabalho visa refletir a problemática das gangues e sua relação com o espaço urbano no cenário das guerras urbanas que surgiram nas décadas de 1980 e 1990 em cidades densamente povoadas, bem como discutir a adequação de explicações sobre o fenômeno da violência e da delinquência, em alguns contextos, a partir do conceito de subcultura. Inicia-se com a conceituação e caracterização das gangues, apresentando-as como uma das figuras centrais no novo tipo de conflito violento que eclode nos centros urbanos ao redor do mundo e relacionando sua institucionalização no bairro com a ideia de 'Retiro do Estado' em zonas urbanas mais pobres, além de apresentar a posição de algumas famílias em relação às suas atividades.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/6060

Categoria: Working paper

Resumo:

Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência visa refletir a problemática das gangues e sua relação com o espaço urbano no cenário das guerras urbanas que surgiram nas décadas de 1980 e 1990 em cidades densamente povoadas, bem como discutir a adequação de explicações sobre o fenômeno da violência e da delinquência, em alguns contextos, a partir do conceito de subcultura. Inicia-se com a conceituação e caracterização das gangues, apresentando-as como uma das figuras centrais no novo tipo de conflito violento que eclode nos centros urbanos ao redor do mundo e relacionando sua institucionalização no bairro com a ideia de ‘Retiro do Estado’ em zonas urbanas mais pobres, além de apresentar a posição de algumas famílias em relação às suas atividades. No caso cabo-verdiano, é comum ouvir-se esse tipo de explicação na análise do fenómeno da violência e/ou delinquência, bem como a culpabilização das famílias pobres e da geração pós-abertura democrática pelos altos índices da criminalidade nos anos de 2000. Na maioria das vezes, tais afirmações têm como suporte estudos de cariz jurídico-sociológicos encomendados pelas instituições nacionais e/ou financiados pelas agências internacionais a operar no arquipélago. 

 

Citação:

Lima, Redy Wilson. 2013. “Gangues, novíssimas guerras e (sub)cultura da violência/delinquência”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA/Documentos de Trabalho nº 120/2013.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt