Cooperação para desenvolvimento - contexto de crise económica
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 109/2012: A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português

A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português


Título: Working Paper 109/2012: A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português

Autor(es): Faria, Raquel

Data de Publicação: 2012

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Faria, Raquel. 2012. "A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA/ Documentos de Trabalho nº109/2012.

Resumo: A política de Cooperação para o Desenvolvimento enquanto “campo” de conhecimento capaz de se articular com o impacto da aplicação das políticas públicas nos países em desenvolvimento, é nos dias de hoje, uma das áreas mais importantes no âmbito das relações internacionais. Suscetível a fatores externos e internos, a Cooperação tem sido confrontada com a grave crise económica que afeta o sistema mundial, não sendo por acaso que os países recetores da Ajuda Internacional tenham sido os mais afetados. Considerado como um dos cenários mais dramáticos por Peter Wahl (2008) a Cooperação clama por uma solução junto dos parceiros internacionais. É, portanto, crucial entendermos o impacto que a crise económica teve na política de Cooperação não num contexto global, mas no contexto específico português. Desta forma, pretende-se mostrar até que ponto a política de Cooperação Portuguesa tem sido afetada e de que forma tem penalizado (nas suas relações de Cooperação) países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Para isso, a investigação, alicerçar-se-á nas prioridades estabelecidas, nos planos de governos e nos investimentos concedidos pelo IPAD (presentes nos quadros do Diário da República) desde 2008.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/4641

Categoria: Working paper

Resumo:

A política de Cooperação para o Desenvolvimento enquanto “campo” de conhecimento capaz de se articular com o impacto da aplicação das políticas públicas nos países em desenvolvimento, é nos dias de hoje, uma das áreas mais importantes no âmbito das relações internacionais. Suscetível a fatores externos e internos, a Cooperação tem sido confrontada com a grave crise económica que afeta o sistema mundial, não sendo por acaso que os países recetores da Ajuda Internacional tenham sido os mais afetados. Considerado como um dos cenários mais dramáticos por Peter Wahl (2008) a Cooperação clama por uma solução junto dos parceiros internacionais. É, portanto, crucial entendermos o impacto que a crise económica teve na política de Cooperação não num contexto global, mas no contexto específico português. Desta forma, pretende-se, em A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português, mostrar até que ponto a política de Cooperação Portuguesa tem sido afetada e de que forma tem penalizado (nas suas relações de Cooperação) países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Para isso, a investigação, alicerçar-se-á nas prioridades estabelecidas, nos planos de governos e nos investimentos concedidos pelo IPAD (presentes nos quadros do Diário da República) desde 2008.

 

Citação:

Faria, Raquel. 2012. “A política de cooperação para o desenvolvimento no contexto da crise económica do século XXI: o caso português”. Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA/ Documentos de Trabalho nº109/2012.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt