Digital music and the “death of the long tail” - CEsA
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Digital music and the “death of the long tail”

Digital music and the “death of the long tail"


Título: Digital music and the “death of the long tail”

Autor(es): José Zorro Mendes, Manuel Pacheco Coelho

Data de Publicação: 2019

Editora: Elsevier

Citação: "Coelho, M., Mendes, Z. (2019). “Digital music and the “death of the long tail”. Journal of Business Research, 101, 454-460. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.01.015"

Resumo: A distribuição digital é uma nova tecnologia que está a revolucionar o mercado da música pop-rock. Existe um amplo debate sobre a teoria da cauda longa que prevê uma estratégia de nicho no mercado do pop-rock versus a sabedoria convencional de um "efeito superestrela" que prevê uma distorção nos resultados do mercado para os artistas. A investigação testa a evidência empírica de tais efeitos e elabora a forma como as empresas respondem a esta revolução tecnológica disruptiva e como esta resposta muda a gestão estratégica.

Identificador: ISSN 0148-2963

Categoria: Outras publicações

Resumo:

A nova tecnologia de distribuição digital está a mudar o mercado da música pop-rock. Em meados da última década, Chris Anderson (Anderson, 2006) declarou que a morte do CD e a desmaterialização da música tinha criado uma longa cauda de não êxitos marginais. A procura agregada destes não êxitos deu origem a nichos importantes e valorizados de canções de pop-rock e memorabilia. Este fenómeno promoveu a democratização do acesso aos bens culturais. Mas, existem provas crescentes sobre a persistência do chamado efeito superstar. O impacto da música ao vivo renovou a relevância de resultados altamente extravagantes para o grupo privilegiado de estrelas realmente grandes. O efeito “vencedor leva tudo” domina o mercado da música, e o streaming como forma de distribuição digital alimenta este efeito. Esta nova tecnologia está a colocar várias novas questões ao desenvolvimento do mercado e da política cultural. As nossas questões fundamentais de investigação são então: Existem provas empíricas do efeito cauda longa ou superestrela no mercado da música pop-rock? Como é que as empresas adaptaram as suas estratégias comerciais a esta revolução tecnológica em linha? Assim, em Digital music and the “death of the long tail”, examinamos diferentes fontes de dados sobre o mercado do pop-rock, tais como as receitas das vendas de música digital e actuações musicais ao vivo, para confirmar a importância do efeito “vencedor leva tudo” e a persistência de nichos importantes na música pop-rock alternativa.

 

Citação:

“Coelho, M., Mendes, Z. (2019). “Digital music and the “death of the long tail”. Journal of Business Research, 101, 454-460. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.01.015


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