Associativism and Transnational Practices - Capeverdean Migrants
Categories
Outras Publicações Publicações

Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants

Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants


Título: Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants

Autor(es): Évora, Iolanda

Data de Publicação: 2011

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Évora, Iolanda. 2011. "Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants". Comunicação apredentada na XI Annual Conference of Project Metropolis International "Paths & Crossroads: moving people, changing places", Fundação C. Gulbenkian and Culturgest,Lisbon.

Resumo: Propomos uma reflexão sobre o papel que as associações de imigrantes cabo-verdianos têm na intensificação das práticas transnacionais na comunidade cabo-verdiana. Consideramos que o transnacionalismo como uma característica por excelência da migração cabo-verdiana contemporânea cria uma mudança na meta traçada pelas associações que tradicionalmente se envolvem quer pela defesa da origem da identidade, quer pela inclusão social a partir do lugar de destino.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/2943

Categoria: Working paper

Resumo:

Em Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants”. Comunicação apresentada na XI Annual Conference of Project Metropolis International “Paths & Crossroads: moving people, changing places propomos uma reflexão sobre o papel que as associações de imigrantes cabo-verdianos têm na intensificação das práticas transnacionais na comunidade cabo-verdiana. Consideramos que o transnacionalismo como uma característica por excelência da migração cabo-verdiana contemporânea cria uma mudança na meta traçada pelas associações que tradicionalmente se envolvem quer pela defesa da origem da identidade, quer pela inclusão social a partir do lugar de destino. Chegámos à conclusão de que os imigrantes transnacionais ainda não são identificados nas suas necessidades específicas por organizações associativas. Contudo, estudos demonstraram que, tal como as estratégias colectivas transnacionais como o Congresso de Quadros Cabo-verdianos da Diáspora, por exemplo, as práticas transnacionais dos pequenos imigrantes apoiados por redes informais de carácter mais espontâneo são também um sinal importante da passagem de uma diáspora para uma liga comunitária transnacional para identificar a prática de uma cultura migratória activa e o apelo a um conhecimento migratório acumulado que ajuda a implementação de tipos intensos e frequentes de circulação e contacto entre os diferentes Núcleos da diáspora.

 

Citação:

Évora, Iolanda. 2011. “Associativism and Transnational Practices on Capeverdean Migrants”. Comunicação apresentada na XI Annual Conference of Project Metropolis International “Paths & Crossroads: moving people, changing places”, Fundação C. Gulbenkian and Culturgest,Lisbon.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt