Working Paper CEsA n.º 200/2024 faz uma análise comparativa...

Working Paper CEsA n.º 200/2024 faz uma análise comparativa dos principais índices que classificam o grau de vulnerabilidade dos países às alterações climáticas

O CEsA publicou o Working Paper n.º 200/2024, intitulado “The Impact of Climate Change on Developing Economies: A comparative analysis of vulnerability indices”, em inglês, de autoria de Eduardo Cardoso, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo ISEG/ULisboa. O objetivo principal deste documento de trabalho é avaliar se os principais índices da ciência climática classificam de forma consistente a vulnerabilidade dos países às alterações climáticas.

O autor faz uma revisão da literatura acerca do impacto das perturbações climáticas nos países em desenvolvimento, seguida de uma análise comparativa dos índices EVI, ND-GAIN, INFORM e WRI entre 2014 e 2020. Os resultados obtidos indicam que a diversidade nas componentes da vulnerabilidade gera classificações divergentes. Ao concluir, o autor identifica a necessidade de haver uma abordagem holística que resulte em índices de vulnerabilidade adaptados a objetivos e contextos específicos.

Clique aqui para aceder ao Working Paper n.º 200/2024.

Resumo:

Para se tomarem decisões no âmbito do financiamento e políticas climáticas, reconhece-se cada vez mais a necessidade de se desenvolver um índice para avaliar o grau de vulnerabilidade dos países às alterações climáticas. No entanto, a existência de conceitos e metodologias diferentes tem conduzido a opiniões divergentes sobre quais os países mais vulneráveis e que merecem mais apoio financeiro internacional.  Este estudo tem como objetivo compreender se os principais índices da ciência climática classificam de forma consistente a vulnerabilidade dos países às perturbações climáticas. Começa-se por caracterizar o impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento através de uma revisão de literatura de referência, seguindo-se uma análise comparativa dos índices EVI, ND-GAIN, INFORM e WRI de 2014 a 2020. Os resultados indicam a sua relevância como ferramentas para compreender e monitorizar a vulnerabilidade dos países, no entanto, a diversidade na composição das componentes da vulnerabilidade dos índices leva a resultados divergentes. Esta investigação sublinha a importância de uma abordagem holística da avaliação da vulnerabilidade às alterações climáticas e apela ao uso de índices de vulnerabilidade com base em objetivos e contextos específicos.

Sobre a autor:

Eduardo Cardoso é licenciado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa.

Clique aqui e consulte toda a Coleção de Working Papers do CEsA

Imagens: CEsA/Reprodução