EADI CEsA Lisbon Conference 2023 | 11 de julho | Harvest Panel 14: Exploring the Rhythms of Urbanisation and Conflict
Harvest Panel 14 – Exploring the Rhythms of Urbanisation and Conflict
11 de julho de 2023
16:30h – 18h00 (UTC+1)
Sala 10, Francesinhas 1, ISEG, Lisboa
Coordenadores:
Tom Goodfellow
University of Sheffield, Reino Unido
Shuaib Lawasa
Erasmus University Rotterdam, Países Baixos
Taibat Lawanson
University of Lagos, Nigéria
Descrição do painel: No contexto do rápido crescimento urbano, a migração de grande escala para as cidades pode perturbar os existentes ritmos da vida urbana enquanto também desencadeia novos ritmos. Isto é geralmente associado com o aumento da tensão e do conflito social, mas pode também levar a uma coexistência pacífica. Tendo em conta a escala de urbanização pela maior parte do Sul Global, e os crescentes níveis de conflito em muitas sociedades urbanas, compreender como os ritmos da vida urbana são perturbados e refeitos através da migração é cada vez mais urgente.
A relação entre a migração rural-urbano e conflito começou a ser explorada através de estudos quantitativos transnacionais. No entanto, ainda temos pouca informação sobre como a relação entre os migrantes e os habitantes urbanos pré-existentes alimentam as dinâmicas de conflito violento e construção da paz. Autoridades municipais sobrecarregadas impossibilitadas de acompanhar a rapidez do crescimento urbano, podem vir a resultar em falhas massivas na infraestrutura, prestação de serviço, documentação adequada de posse e padrões de liquidação regulados. Estes fenómenos são de conhecimento geral, no entanto podem se intercetar de maneiras imprevisíveis com diferentes formas de exclusão e inclusão quando novos grupos de migrantes (sejam internacionais ou de outras partes de um território nacional) se estabelecem em áreas urbanas já bastante densas e complexas.
A migração urbana está muitas vezes associada a “narrativas de crise” e desordem, principalmente em contextos como África e Ásia. No entanto, os novos ritmos de interação social que surgem à medida que migrantes e populações fixas interagem são frequentemente mal compreendidos – e em muitas cidades, a distinção entre migrantes e não migrantes é mais complexa do que aparenta.
Este painel explora a relação entre migração, urbanização, conflito e construção da paz, por meio de artigos que apresentem descobertas empíricas ou reflexões conceptuais sobre essas relações em qualquer lugar do mundo. Solicitamos artigos que explorem qualquer aspeto do processo de “chegada” urbana e a sua interseção com o conflito e os esforços para superá-lo, a fim de construir uma compreensão mais profunda das dinâmicas inevitáveis da urbanização global.
Este painel é organizado pelo Grupo de Trabalho de Governança Urbana da EADI – European Association of Development Research and Training Institutes.
Comunicações do Harvest Panel 14 – Exploring the Rhythms of Urbanisation and Conflict:
- Rupture and Retreat: The everyday rhythms of conflict in inner-city Johansburg
Matthew Micah Wilhelm-Solomon
University of the Witwatersrand, África do Sul
- Armed Conflict and Urbanization in Cabo Delgado, Mozambique: A case study of two neighbourhoods in the city of Pemba
Sílvia Amaral
CEsA/CSG/ISEG/ULisboa, Portugal
Resumo:
A urbanização em África escapa às condições familiares da teoria urbana mais comum. Entre os vários motivos, os conflitos armados deslocam populações rurais para áreas urbanas, acelerando processos de (trans)formação e apresentando implicações para o desenvolvimento urbano – o fenómeno da urbanização induzida por conflitos. Na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, uma insurgência armada tem forçado o deslocamento de milhares de civis de suas aldeias desde 2017; muitos fogem para Pemba, a capital da província, aumentando rapidamente e de forma expressiva a população urbana. Esta comunicação apresenta um projeto de pesquisa em curso sobre a urbanização induzida por conflitos em Cabo Delgado, por meio de um estudo de caso comparativo de dois bairros na cidade de Pemba, utilizando fotografia e cartografia participativas para coleta de dados com residentes de longa data e pessoas deslocadas recém-chegadas, numa abordagem crítica aos estudos urbanos. O objetivo é compreender como o conflito armado em Cabo Delgado está a acelerar a urbanização em Pemba, e quais são os desafios e oportunidades para o futuro desenvolvimento urbano.
- Land Conflict Histories and Contemporary Dynamics in Post-Conflict Gulu City, Northern Uganda
Betty Adoch
Makerere University/Gulu University, Uganda
Paul Isolo Mukwaya
Makerere University, Uganda
George Oriangi
Gulu University, Uganda
Shuaib Lwasa
International Institute of Social Studies of Erasmus University, Den Haag, Países Baixos
- Migrants and Generational Urban Dwellers in Aleppo: An interdependence shattered by war
Kevin Mazur
Northwestern University, Estados Unidos da América
- The Questline Between Urbanisation and Contestation for Land Resources in Nigeria
Esther Oromidayo Thontteh, Taibat Lawanson, Kennedy Eborka
University if Lagos, Nigéria
Davidson Alaci
University of Jos, Nigéria
Leia mais:
Site da EADI: HP14 – Exploring the Rhythms of Urbanisation and Conflict (em inglês)
Site da EADI: Lista dos Harvest Panels (em inglês)
Site da EADI: Programa preliminar (em inglês)
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução e EADI