CEsA e SOCIUS coorganizam workshop sobre Economias Digitais

CEsA e SOCIUS coorganizam workshop sobre Economias Digitais com entrada livre

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento e o SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ambas unidades de investigação do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG-ULisboa), convidam para o Workshop Thinking colonial and geo-political relations in digital economies: Mobile financial technology in everyday life, que terá lugar no dia 6 de setembro de 2024, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Sala Delta do ISEG (3º Piso do Quelhas).

As Economias Digitais estão a crescer em todo o mundo e são apresentadas como formas de promover a inclusão financeira através de tecnologias digitais e telemóveis. Em África, por exemplo, as aplicações financeiras digitais, como a microfinança e as criptomoedas, estão a expandir-se, juntamente com o uso empreendedor das redes sociais. Estas tecnologias são promovidas como soluções para problemas financeiros e de subsistência, oferecendo novas formas de gerir a vida diária. Com o tempo, estas ferramentas digitais passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, influenciando como elas se relacionam, ganham a vida e se integram em sistemas globais. Estes sistemas estão ligados a relações históricas, tecnológicas, políticas, sociais e culturais que atravessam diferentes países e épocas.

O objetivo desta oficina é promover a partilha entre investigadores que estudam as relações de poder, económicas, comerciais, materiais, culturais, ontológicas e sociais que estão a ser forjadas no desenvolvimento dos meios económicos digitais, bem como as formas em que estas são operacionalizadas e utilizadas no quotidiano, visando a reflexão conjunta sobre novos caminhos colaborativos e criativos para a investigação e discussão.

Algumas questões centrais que pretendem ser levadas à discussão:

• O que nos dizem as narrativas atuais sobre a inclusão financeira digital em contextos de baixo rendimento acerca da mudança e reprodução das relações de poder históricas, coloniais e geopolíticas?
  • Como é que estas relações se manifestam em aspetos mundanos das vidas das pessoas em diferentes geografias? Como são negociadas?
  • Quais são as dimensões simbólicas dos telemóveis, da tecnologia financeira e das aplicações, ao nível local? Como variam estas dimensões geográfica e politicamente?
  • Onde está a ser produzido o conhecimento sobre estes temas?

O workshop tem entrada livre, sem necessidade de registo prévio. É coordenado pela investigadora do SOCIUS Inês Faria e enquadra-se no âmbito do projeto de investigação “Digital Microfinance and Financial Ecologies: gender and entrepreneurship in Maputo and Chibuto”.

Participarão com a apresentação de trabalhos: os oradores convidados Euclides Gonçalves (Kaleidoscópio) e Serena Natile (University of Warwick), os investigadores do CEsA Luís Bernardo e Diogo Maia, o investigador do SOCIUS e doutorando em Sociologia Económica e das Organizações Eduardo Ferracioli e os doutorandos em Economia Política Henrique Pinto Coelho, Felipe Rodrigues e Thiago França.

Imagens: CEsA/Reprodução