Cerimónia de apresentação da 2.ª Edição do Catálogo “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”
A Museus e Monumentos de Portugal, o Museu Nacional de Etnologia, o CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (ISEG RESEARCH/ISEG/Universidade de Lisboa) e as Edições Colibri têm o prazer de convidar para a Cerimónia de Apresentação da 2.ª Edição revista e aumentada do Catálogo Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário / Deconstructing Colonialism, Decolonising the Imaginary, com direção da Professora Doutora Isabel Castro Henriques, investigadora do CEsA, e apresentação do Professor Doutor Jean-Michel Tali (Universidade de Howard, EUA).
O lançamento da 2.ª Edição do Catálogo terá lugar a 29 de maio de 2025 (quinta-feira), às 18h00, no Museu Nacional de Etnologia (Av. da Ilha da Madeira – Lisboa).
O guia acompanha a exposição homónima patente ao público até 2 de novembro de 2025 no Museu Nacional de Etnologia, onde os cerca de 30 investigadores que colaboraram no projeto desenvolvem os vários temas abordados. Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo Português em África: Mitos e Realidades é uma exposição concebida e coordenada pela historiadora Isabel Castro Henriques, que visa apresentar as linhas de força do colonialismo português em África nos séculos XIX e XX. Tem como objetivos desconstruir os mitos criados pela ideologia colonial, descolonizar os imaginários portugueses e contribuir, de forma pedagógica e acessível, para uma renovação do conhecimento sobre a questão colonial portuguesa.
Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da Comunicação do Museu Nacional de Etnologia e das Edições Colibri
Imagem: Reprodução