Close

Ponta Gea

Livro

Autor: Coelho, João Paulo Borges

Local de Edição: Alfragide

Editor: Caminho

Produção: 2017

Páginas: 348

Género:

Territórios:

Palavras-chave: Beira, Época colonial, Moçambique, Oceano Índico

Descrição:

“JPBC passou a própria infância e adolescência na cidade da Beira, tendo crescido em Ponta Gea, um bairro constituído por um conjunto de casas unifamiliares debruçadas frente ao Índico e no qual está localizado o Grande Hotel. […] No incipit de “Cidade líquida”, [o primeiro capítulo do livro] o autor centra a atenção no elemento aquático: “É a primeira e mais persistente lembrança: a água como substância da cidade” (COELHO, 2017, p. 13). À imagem da água quieta, insidiosa ou avassaladora, segue outro elemento paisagístico recorrente na cidade, o mangal, transformado em mar durante a época da chuva (p. 14). Então, há uma convergência entre a água e a cidade da Beira através “[d]os beijos gulosos que o Índico dá à cidade” (p. 19) e tudo se mistura numa única e multiforme identidade hídrica que submerge e engloba o litoral beirense” (Spinuzza, Giulia, Revista Remate de Males, p. 178)

Outras obras (selecção)

Coelho, J. P. B. Água : uma novela rural. Alfragide : Caminho, 2016.

Coelho, J. P. B. Meridião : estórias. Lisboa: Caminho, 2005.

Coelho, J. P. B. Setentrião : estórias. Lisboa: Caminho, 2005.

Bibliografia (selecção)

Can, Nazir, “A Ilha de Moçambique na ficção de João Paulo Borges Coelho: tensões islâmicas, um pano encantado e os índicos indícios”, Todas as Musas, ano 8, n. 1, Jul-Dez 2016, 1-12.

Falconi, Jessica. “Leituras ecocríticas de João Paulo Borges Coelho”, Revista Mulemba, v. 10, n.18, 2018, p.

Gould, Isabel A. Ferreira, Leonor Simas-Almeida, Nazir Ahmed Can, Sandra Sousa, e Sheila Khan (org.), Visitas a João Paulo Borges Coelho: Leituras, Diálogos e Futuros. Lisboa: Edições Colibri, 2017.

Leite, Ana Mafalda, “Narrativas do Índico na escrita de JPBC – uma geografia transnacional” Remate de Males. Dossiê: Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico (Universidade de Campinas), v. 38, n. 1, 2018, p. 63-74.