Close

Objetivos e atividades

Objetivos

Na sequência das produções teóricas que pautam a reflexão crítica e cultural sobre os espaços líquidos da contemporaneidade – do Black Atlantic (Gilroy, 1993) ao Atlântico sul (Santos, 2001; Vale de Almeida, 2000; Stam e Shoat, 2012) – O Projecto Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono fundamenta-se numa articulação teórica e disciplinar entre os Estudos do Oceano Índico – Indian Ocean Studies – e os Estudos Literários, Visuais e Culturais Lusófonos.

Pretende-se deste modo colmatar uma lacuna disciplinar significativa motivada pela quase total ausência de um diálogo crítico entre estas duas áreas de estudos, sobretudo nos contextos de língua portuguesa. Observando a produção científica que se situa na área dos Estudos do Oceano Índico os estudos de natureza histórica, nas suas articulações políticas e antropológicas, sobressaem como os mais desenvolvidos, principalmente no que diz respeito ao período anterior à chegada dos europeus no Índico e à época pré-moderna, permanecendo menos aprofundados os períodos moderno e contemporâneo (Pearson, 2011).

À luz destas considerações, julga-se que o diálogo disciplinar proposto por este Projecto aponta para potencialidades analíticas, conceptuais e epistemológicas de grande relevo e actualidade, proporcionando um alargamento significativo das áreas de estudo em objecto.

Atividades realizadas

Website NILUS Para além da actividade de investigação, dos trabalhos empíricos, das publicações e das participações em eventos científicos, um dos resultados do projeto é o website NILUS, cuja base de dados reúne um corpus de narrativas escritas e visuais e de textos teóricos e críticos (para maiores informações consultar a página https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/nilus/informacoes-sobre-o-arquivo/)

Eventos:

No âmbito do NILUS foram organizadas as seguintes actividades (nota: não incluímos as numerosas participações dos membros em eventos científicos internacionais ou nacionais):

*Workshop sobre Goa – Dezembro 2016, ISEG, ULisboa.


*Organização do painel 8Trânsitos em revista: releituras da imprensa periódica literária do período colonial no espaço do Oceano Índico (organizadoras: Jessica Falconi e Ana Mafalda Leite, oradoras: Giulia Spinuzza e consultora NILUS Carmen Secco) no Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial – Maio 2017, Lisboa.

* Elena Brugioni é uma das organizadoras do Colóquio Cartógrafo de memórias: A Poética de João Paulo Borges Coelho, Julho 2017, FLUL


* I SEMINÁRIO NILUS – Julho 2017 ISEG, ULisboa.

PROGRAMA NILUS


*Palestra da consultora Carmen Secco sobre o cinema moçambicano – Outubro 2017, FLUL.

*Painel 10 Remapping the Indian Ocean – Ecotones 3 (oradoras: Ana Mafalda Leite e Elena Brugioni), Ilha da Reunião, Junho 2018.

*Painel NILUS: Oceano Índico, Insularidades, Teorias, Representações. Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) (org. do painel: Ana Mafalda Leite; oradoras: Ana Mafalda Leite [co-autora Joana Passos], Elena Brugioni, Giulia Spinuzza), Dezembro 2018, FLUL.


*II SEMINÁRIO NILUS – Dezembro 2018, ISEG.

2. PROGRAMA NILUSII


*Seminário Teorias e Cinemas sobre o Índico, ISEG, Junho 2019.


Outras actividades de divulgação do Projeto NILUS:

  • 3º Fórum CSG, ISEG, Apresentação do Projeto NILUS, ISEG, Maio 2018.
  • InProgress 3, ISEG, Novembro, 2018.
  • 4º Fórum CSG, ISEG, Apresentação e resultados do Projeto NILUS, ISEG, Maio 2019.