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Membros

Investigador responsável


Ana Mafalda Leite (CESA/CSG, ISEG e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

​Poeta e ensaísta. Grau de doutora em Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas em Português, pela FLUL (1989). Mestre em Literaturas Brasileiras e Africanas em Português, pela FLUL (1986). Licenciatura em Estudos Românicos, pela FLUL (1978). Desde 2005, é membro integrado do CEsA. A partir de 2007, é professora associada com agregação pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Na sua actividade de investigação mais recente, coordenou o projecto “Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-colonial” (CESA-FCT: PTDC/CPC-ELT/4939/2012) [2013-2015], e, actualmente, coordena o projecto “Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono” (PTDC/CPCELT/4868/2014).

Contacto: anamafaldaleite@gmail.com

Publicações (selecção):

  • Leite, Ana Mafalda; Hilary Owen, Rita Chaves e Livia Apa (org.) (2012) Nação e Narrativa Pós-colonial I: Angola e Moçambique. Lisboa: Colibri.
  • Leite, Ana Mafalda (2014) Literaturas Africanas e Formulações Pós-Coloniais, Lisboa: Colibri. [2ª edição]
  • Leite, Ana Mafalda; Owen, Hilary; Chaves, Rita; Apa, Livia (eds.) (2014)Narrating the Postcolonial Nation – Mapping Angola and Mozambique. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York: Peter Lang (Translated by Luis R. Mitras).
  • Leite, Ana Mafalda (2015) “A escrita Reinventando a História e a Nação”, in Africanidades e Brasilidades: culturas e territorialidades(org . Jurema de Oliveira). Rio de Janeiro: Dialogarts, UERJ, pp. 175-198.
  • Leite, Ana Mafalda (2016) “Perspectivas Teóricas e Críticas nas Literaturas Africanas e Perspectiva Pós-Colonial”, in Diadorim, UFRJ, Rio de Janeiro, pp.142-149.

Membros

 

Joana Pereira Leite (CEsA/CSG, ISEG/ULisboa)

Professora Auxiliar do Instituto Superior de Economia e Gestão da UL. Investigadora CESA/ISEG/CSG-História Económica e Social da África Oriental e de Moçambique nos séculos XIX e XX e das diásporas Indianas no Índico Ocidental. Docente e membro da comissão científica do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação internacional e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, no ISEG. Coordenadora do programa de cooperação para o Desenvolvimento, ao nível doutoral, entre o ISEG e Faculdade de Economia da UEM, Moçambique (apoio: Camões IP e Fundação Calouste Gulbenkian).

Contacto: jleite@iseg.utl.pt

Publicações (selecção):

  • Leite, J. P.  (1996) “A Diáspora indiana em Moçambique: Em torno da presença indiana em Moçambique-séc XIX e primeiras décadas da época colonial”, in Economia Global e Gestão, nº2/96, Lisboa, pp 67-108.
  • Leite, J. P. (2000) “A Guerra do Caju e as Relações Moçambique-Índia na Época Pós-Colonial,” in Lusotopie, Karthala, pp. 295-332.
  • Leite, J. P. e Khouri, N. (2012). Os Ismailis de Moçambique. Vida Económica no tempo Colonial, Lisboa: Ed Colibri.
  • Leite, J. P. e Khouri, N. (coord.) (2014). Ismailis Khojas du Mozambique colonial à la Globalisation. Paris: Harmattan.
  • Leite, J. P.; Oppenheimer, J.; Mah, L., (2015) Espaço Lusófono: 1974-2014, e-book CEsA.

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Elena Brugioni (Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP – Universidade de Campinas)

Elena Brugioni é Professora de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. As suas áreas de investigação passam pelas Literaturas Africanas de   língua   portuguesa   e   Comparadas,  Estudos   do   Oceano   Índico   (Indian Ocean Studies) e Teoria Pós-colonial.

Contacto: elena@iel.unicamp.br

Projeto A Estética do Índico. ‘Geografias Transnacionais do Imaginário’ em narrativas visuais e literárias na(s) África(s) contemporânea(s)
Pesquisadora Responsável: Elena Brugioni
Departamento de Teoria Literária, Instituto de Estudos da Linguagem – IEL, UNICAMP
Programa de Auxílio à Pesquisa FAPESP (Ref. 2016/26098-5)

https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/691845/elena-brugioni/

Publicações (selecção):

  • Brugioni, Elena (2012) Mia Couto. Representação, História e Pós-colonialidade. Húmus Edições-CEHUM.
  • Brugioni, Elena & Joana Passos (Orgs.) (2013) Dossier “Narrando o Índico” in Diacrítica – Literatura, 27 (3), Vila Nova de Famalicão-Braga: Húmus Edições-CEHUM, pp.7-158.
  • Brugioni, Elena (2015) “Por detrás de tantos nomes, o mar. Reflexões em torno da relação entre Moçambique e o Oceano Índico: narrativas, imaginários e representações” in Via Atlântica, 27, pp. 93-110.
  • Macedo, A.G., J. Passos & E. Brugioni (2016).  Prémios Literários. O Poder das Narrativas/As Narrativas do Poder. Porto Afrontamento.
  • Brugioni, Elena (2017) “Writing from Other Margins. Difference, Exception, and Translation in the Portuguese-speaking World: Counterpoints between literary representations and critical paradigms” in Cadernos de Tradução – Número temático Moving Bodies across Transland, Vol. 37(1), pp. 65-89. (DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n1p65)
  • BRUGIONI, E. (2017) Behind so many names, the sea: Mozambique and the Indian Ocean. In: Iain Walker; Manuel João Ramos; Preben Kaarsholm. (Org.). Fluid Networks and Hegemonic Powers in the Western Indian Ocean. 1ed.Lisboa: Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, 2017, v. 1, p. 65-80.

Jessica Falconi (CEsA/CSG, ISEG/ULisboa)

Investigadora de Pós-doutoramento no Centro de Estudos sobre Ásia, África e América Latina do ISEG, com o projecto “Categorias em viagem: para uma cartografia dos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa” financiado com Bolsa de Pós-doutoramento da FCT.

Contacto: jessica-77@libero.it

Publicações (selecção):

  • Falconi, Jessica (2008) Utopia e conflittualità. Ilha de Moçambique nella poesia mozambicana contemporanea.Colecção do Departamento de Estudos Americanos, Culturais e Linguísticos, Roma, Aracne Editrice.
  • Falconi, Jessica (2013) “Para fazer um mar. Literatura moçambicana e Oceano Índico”, Diacritica v. 27, 77-92.
  • Falconi, Jessica (2015) “Entre panos e pratos: narrativas transnacionais do Oceano Índico em Neighboursde Lília Momplé e O pano encantado de Joao Paulo Borges Coelho” in Enrique Rodrigues-Moura e Doris Wieser (orgs.) Identidades em Movimento: Construções identitárias na África de Língua Portuguesa e seus reflexos no Brasil e em Portugal. Frankfurt:TFM. 121-137.
  • Apa, Livia e Jessica Falconi (orgs.) (2016) Representação e auto-representação no espaço africano lusófono, Napoli: L’Orientale.
  • Falconi, Jessica (2016) “África em Lisboa. Representações da cidade pós-colonial”, Revista Cerrados, n. 41, 238-250.

Joana Passos (Centro de Estudos Humanísticos Universidade do Minho)

Joana Passos doutorou-se na Holanda, na Universidade de Utrecht, com uma tese sobre feminismo e literatura pós-colonial. O objecto do seu pós-doutoramento foi a literatura de Goa em Língua Portuguesa. Tem vários artigos publicados sobre literaturas africanas de língua portuguesa e sobre teoria pós-colonial. Co-organizou duas antologias de ensaios críticos, Contemporary Africas (2010) e Journeys (2012). Correntemente faz parte de duas equipes de investigação, o projecto Nilus, do CEsA, e o projecto Pensando Goa, na Universidade de S. Paulo. Dá aulas de inglês no ensino secundário, que combina com a actividade de  investigadora no CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

Contacto: jfvpassos@gmail.com

Publicações (selecção):

  • Brugioni, Elena; Passos,Joana; Sarabando, Andreia; & Marie-Manuelle Silva (co-coord.) (2010) Áfricas Contemporâneas/ Contemporary Africas, Ribeirão, Húmus.
  • Passos, Joana (2012). Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX: Perspectivas Pós-coloniais e Revisão Crítica. Ribeirão, Editora Húmus.
  • Brugioni, Elena; Passos,Joana; Sarabando, Andreia; & Marie-Manuelle Silva (co-coord.) (2012) Itinerâncias, Percursos e Representações da Pós-colonialidade, Ribeirão, Editora Húmus.
  • Passos, Joana & Elena Brugini (co-org.) (2013) Narrando o Índico, Dossier Diacrítica – Literatura, 27-3 (special issue on Indian Ocean Studies).
  • Passos, Joana (2013) “O ‘indianismo’ do princípio do século XX – o movimento de redescoberta da identidade indiana dos goeses” in Goa Passado e Presente, Lisboa: CEP, Universidade Católica, 2013: 255-271.

 

Ute Fendler (Bayreuth International Graduate School of African Studies)

Professora de Culturas e Meios de Comunicação em África na Universidade de Bayreuth (Alemanha) desde 2007. Tem experiência de investigação nas áreas de transmediality, fenómenos interculturais, literatura, cinema e televisão (países francófonos e de língua portuguesa em África, Caraíbas e Canada). Desde 2008, especializou-se no estudo do cinema e da arte em Moçambique.

Contacto: ute.fendler@uni-bayreuth.de

Publicações (selecção):

  • Fendler, Ute (2008) “Le road movie dans le contexte interculturel africain” Cinémas: revue d’études cinématographiques / Cinémas: Journal of Film Studies, vol. 18, n°2-3, p. 69-88.
  • Fendler, Ute (2013) “Narrating the Indian Ocean: hallenging the circuits of migrating notions”in Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.17-28. ISSN 0807-8967.
  • Fendler, Ute (2014) “Cinemain Mozambique: New Tendencies in a Complex Mediascape” in Critical Interventions Journal of African Art History and Visual Culture. 8, Issue 2, 2014, pp. 246-260 [DOI http://dx.doi.org/10.1080/19301944.2014.940245]
  • Fendler, Ute (2014) “Fabulating the Indian Ocean – An Emerging Network of Imaginaries.” In: Mann, Michael; Ineke Phaf-Rheinberger (eds) Beyond the Line. Cultural Narrations of the Southern Oceans, Berlin: Neofelis, 2014, 179-198

 


 

Kamila Krakowska (CEsA/CSG, ISEG e Universidade de Leiden)

Kamila Krakowska Rodrigues é docente no programa de Estudos Internacionais da Universidade de Leiden, Holanda, e pesquisadora do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do ISEG, Universidade de Lisboa. Em 2014 obteve grau de doutora pela Universidade de Coimbra onde defendeu a tese sobre o motivo de viagem na obra de Mia Couto e Mário de Andrade. Participou nos projectos Nação e Narrativa Pós-colonial e Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-colonial coordenadas pela Professora Ana Mafalda Leite no CESA. É co-autora do livro de entrevistas com escritores angolanos e moçambicanos Nação e Narrativa Pós-colonial (Colibri, 2012).

Contacto: k.k.krakowska.rodrigues@hum.leidenuniv.nl

Publicações (selecção):

  • Leite, Ana Mafalda, Sheila Khan, Jessica Falconi e Kamila Krakowska (eds.) (2012) Nação e Narrativa Pós-colonial II, Angola e Moçambique: Entrevistas. Lisboa: Colibri,
  • Krakowska, Kamila (2012) “Entre o passado tradicional e o futuro socialista: as modernidades moçambicanas em Terra Sonâmbula de Mia Couto”. Configurações. Braga: CICS, n o 12, 2013: 167-181. Krakowska Rodrigues, Kamila. “Mariana e Mwadia: identidades errantes da nação moçambicana”. Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, V. 1, n o 7, jul./dez., 79-93.
  • Krakowska, Kamila (2012) “O Turista Aprendiz e o Outro: a(s) identidade(s) brasileira(s) em trânsito”. P: Portuguese Cultural Studies; special volume Brazialian Postcolonialities. Utrecht: University of Utrecht, nº4, Fall 2012: 66-84.
  • Krakowska Rodrigues K. (2012), “Mariana e Mwadia: identidades errantes da nação moçambicana”, Mulemba 1(7): 79-93.
  • Leite, Ana Mafalda, Sheila Khan, Jessica Falconi and Kamila Krakowska (eds.) (2014) Speaking the Postcolonial Nation: Interviews from Angola and Mozambique.Oxford: Peter Lang.

 

Giulia Spinuzza (CEsA/CSG, ISEG)

Giulia Spinuzza doutorou-se em 2017 com uma tese sobre a poesia moçambicana e brasileira, Poéticas do mar e do amor na poesia moçambicana (FLUL) , orientada pela Professora Doutora Ana Mafalda Leite (FLUL) e co-orientada pela Professora Doutora Carmen Lucia T. R. Secco (UFRJ). É membro do CEsA e bolseira de investigação do Projecto NILUS-Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono.

Contacto: giuliaspin@yahoo.it

Publicações:

  • Spinuzza, Giulia (2012) “Reconfiguração da Nação em Janela para Orientede Eduardo White” in Leite, Ana Mafalda; Owen, Hilary; Chaves, Rita, e Livia Apa (orgs.). Nação e Narrativa Pós-colonial I Angola e Moçambique: Ensaios. Lisboa: Colibri, vol. 1, 2012, 159-167.
  • Spinuzza, Giulia (2015) “Glória de Sant’Anna: uma voz feminina nos confins do Índico”. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies (IJPDS). Special Issue, 4 (1): 94-114. Disponível em: http://portuguese-diaspora-studies.com/index.php/ijpds/issue/view/17.
  • Spinuzza, Giulia (2015) “‘A terra está ficando toda de sangue’: Poesia e guerra em Moçambique”. Diacrítica. Vila Nova de Famalicão: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho; Edições Húmus, 29 (3): 203-225. Disponível em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_29-3.pdf.
  • Spinuzza, Giulia (2016) “Olhares cruzados sobre o Grande Hotel da Beira: Hóspedes da noite, de Licínio de Azevedo, e ‘Casas de Ferro’, de João Paulo Borges Coelho”. Revista Cerrados, Universidade de Brasília, 25 (41), 276-287. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/ view/19789

Meryem Belcadi (FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Meryem Belcadi, de nacionalidade marroquina, nascida em Rabat (1992), é licenciada em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Mohammed V de Rabat (2013). Fez o mestrado em Estudos Românicos, “Especialidade Estudos Africanos e Brasileiros”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sobre o tema da viagem no romance Terra Sonâmbula de Mia Couto. Agora é aluna da mesma instituição no primeiro ano de Doutoramento em Estudos Românicos “Estudos Africanos e Brasileiros”.

Contacto:


Sanaa Boutchich (FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

O meu nome é Sanaa Boutchich. Nasci dia um de Maio de 1982 na capital marroquina Rabat. O facto de ter nascido num dia de tomada de consciência e descanso, que corresponde ao dia dos trabalhadores, marcou minha personalidade e faz de mim uma pessoa determinada, autoconfiante e ambiciosa. Fui educada numa família conservadora, mas com muito sentido de entendimento. Senti-me sempre bem protegida, apoiada e mimada por todos e, especialmente pelos meus irmãos maiores. Ao terminar os meus estudos universitários em Marrocos comecei a ter oportunidade no mercado laboral, assim, trabalhei em várias empresas comerciais nacionais e internacionais como assistente de administração.

Com a obtenção de grau de Mestre em Estudos Românicos, Estudos Brasileiros e Africanos, com uma dissertação sobre o tema da imagem da mulher e a construção da identidade feminina na narrativa de Paulina Chiziane (Balada de Amor ao Vento e Niketche: uma História de Poligamia), sob a orientação da professora doutora Ana Mafalda Leite, matriculei-me no curso de doutoramento na mesma Faculdade como passo para um futuro promissor.

Contacto: sanaa0105@gmail.com

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Marta Banasiak (FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Marta Banasiak (Universidade de Lisboa/FCT: bolsa individual SFRH/BD/124660/2016) é licenciada em literatura checa e mestre em estudos portugueses com a tese sobre a prosa moçambicana contemporânea. Desde 2013 é doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde desenvolve o projeto de investigação intitulado “Os lugares do Outro: representações das relações de poder na obra de João Paulo Borges Coelho e J.M. Coetzee” sob a orientação de Ana Mafalda Leite e co-orientação de Paulo de Medeiros (UWarwick). Foi bolseira do projeto Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-colonial coordenado pela Professora Ana Mafalda Leite no CESA.

Contacto: banan158@hotmail.com

Publicações:

  • Banasiak, Marta (2014). “ As vozes do passado na construção do futuro n’ A Varanda do Frangipani de Mia Couto”, Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, V.4, nº11, pp.100-115
  • Banasiak, Marta (2016). “Entre o colonial e o pós-colonial: o diálogo entre os discursos em O Olho de Hertzog de João Paulo Borges Coelho”, Cerrados. Brasília: UnB, V. 25, nº41, pp. 132-142
  • Banasiak Marta (2016). “Matizando a violência: as representações das relações coloniais na obra de João Paulo Borges Coelho”, Studia Iberystyczne, Kraków: UJ, nº15/2016, pp.7-17 DOI: https://doi.org/10.12797/SI.15.2016.15.01
  • Banasiak, Marta (2017). “Pamodi nôs na Kabu Verdi sem kultura nôs é ka nada – um olhar sobre dois documentários de Júlio Silvão Tavares”, Mulemba, Rio de Janeiro: UFRJ, V. 9, nº17, pp. 194-203