Descrição:
Sinopse: Com este romance, Orlando da Costa regressa ao mundo das suas origens, recriado numa narrativa admirável de escrita e sensibilidade. Uma obra de ficção pausada e envolvente, em que lugar e tempo, personagens e destinos assumem, entre o real e o imaginário, uma relação de cumplicidade, tecida de ancestralidade e idiossincrasias.
Ao longo de um percurso de ritual genealógico e de reconhecimento das raízes de uma identidade nativa, moldada em tradições, crenças e transgressões, superstições, sentimentos e sensualidade, o autor revela, nas páginas desta notável obra romanesca, uma original dimensão de vivência das últimas décadas do período colonial português em Goa, dando-nos mais um testemunho singular da sua grande qualidade literária. [Fonte:wook.pt]
Neste texto aparece uma referência a Moçambique, trata-se da descrição dos emigrantes a bordo de um navio, em trânsito para a costa africana. (p.149) (Passos, Joana, Remate de Males, Campinas-SP, v. 38, n. 1, pp. 54-62, jan./jun. 2018)
“O Último olhar de Manu Miranda narra o ocaso de uma comunidade, insegura do que significa ser cidadão indiano, a quem Orlando da Costa não cobra a necessidade de se alinhar com processos históricos cuja magnitude podia afinal ser alheia aos seus pequenos mundos privados, moldados por hábitos e crenças.” (Passos, J. Literatura Goesa em Português p. 237)
Referências:
Pereira, Cláudia. “A cor da pele e as castas de Goa, antes e depois do Último Olhar de Manú Miranda de Orlando da Costa” [Skin colour and castes of Goa, previous and after to ‘Last Glance of Manú Miranda’, by Orlando da Costa], in Machado, Everton; Braga, Duarte, Goa Portuguesa e Pós-Colonial. Literatura, Cultura e Sociedade, Edition: Act 27 Alteridades, Cruzamentos, Transferências, Húmus, 2014, pp.253-271. Disponível aqui
Passos, Joana, “Orlando da Costa: Roteiro do final de uma época” in Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX: Perspectivas pós-coloniais e revisão crítica, V.N. Famalicão: Edições Húmus/Universidade do Minho, 2012, p.229-244 (Disponível online no repositórium.sdum.uminho.pt ).
Teses e dissertações sobre Orlando da Costa [Fonte: Pereira. C. obra citada, 2014]:
Vale, Regina. Poder Colonial e Literatura: a s veredas da colonização portuguesa na ficção de Castro Soromenho e Orlando da Costa. Dissertação de Doutoramento.São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.
Rodrigues, Maria Filomena de Brito Gomes. A Literatura de Orlando da Costa – reflexões sobre uma trilogia em tempo de colonialismo. Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares. Lisboa: Universidade Aberta, 2009.
Domingues, Evandro. F(r)icções Goesas: vários mundos numa só vida. Dissertação
de Mestrado em Letras. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008.