Descrição:
Duas histórias de viagem cruzam-se no livro de Mia Couto O outro pé da sereia. A primeira, segue o percurso de Mwadia ao longo do mês de dezembro de 2002, a segunda, narra a viagem da estátua da Nossa Senhora desde Goa até ao reino da Monomotapa, entre o mês de Janeiro de 1560 e o de Março do mesmo ano. Os destinos de Dia Kumari, a aia indiana ao serviço de uma senhora portuguesa, e do escravo Nimi Nsundi irão entrelaçar-se e da sua união nascerá algo que, por ter sido concebido nas águas do índico, reivindicará tal pertença oceânica.
Referências
Rodrigues, Kamila Krakowska. Na Demanda da Ideia de Nação: As Viagens Pós-coloniais em Mário de Andrade e Mia Couto. Tese de Doutoramento orientada pela Prof. Doutora Maria Aparecida Ribeiro e Doutora Ana Mafalda Leite, Universidade de Coimbra, 2014.
Secco, Carmen Lúcia Tindó, Os Outros Pés da História (uma leitura de Choriro, de Ba Ka Khosa, e de O outro pé da sereia, de Mia Couto) in Ana Mafalda Leite, Rita Chaves, Hilary Owen & Livia Apa (Orgs.), Nação e Narrativa Pós-Colonial I – Angola e Moçambique, Lisboa, Colibri, 2013, p. 91-106.